Pesquisa realizada pela Nação Digital em parceria com o E-Commerce Brasil buscou levantar dados sobre o marketing B2B.
47% dos respondentes afirmaram que trabalham atualmente com alguma agência para e-commerce. 9% afirmaram que já trabalharam, mas que a parceria não deu certo.
Os demais não atuam com agências no momento.
Atualmente, o principal desafio enfrentado pelo e-commerce é a baixa conversão, com 53% das respostas.
Podendo responder mais de uma alternativa, 31% afirmaram que o e-commerce conflita com outros canais.
25% alegaram que não conseguem aumentar seu ticket médio e 19% não conseguem fidelizar seus clientes.
Além disso, 15% afirmaram que seu público não está na internet e 12% sentem falta de apoio da diretoria.
Canais de vendas
56% disseram hoje que usam as redes sociais como canais de venda. Outros destaques, na faixa dos 53% estão os que usam o Facebook Ads e o Google Ads.
50% usam o tráfego orgânico, através do SEO. 37% contam com um time comercial, 15% com influenciadores e 6% com o blog.
Em 2022
Quando questionados sobre qual canal será mais relevante em 2022, as respostas variaram bastante:
- 18,8% redes sociais;
- 15,6% influenciadores;
- 15,6% orgânico (SEO);
- 15,6% Google Ads;
- 15,6% time comercial;
- 12,5% Facebook Ads;
- 3,1% lives;
- 3,1% e-mail marketing.
Mudanças no marketing
Os lojistas foram questionados ainda sobre as mudanças no marketing que apresentaram melhorias nas operações do e-commerce.
Podendo assinalar mais de uma alternativa, 44% afirmaram que a mais significativa foi a implementação de uma melhor experiência do consumidor.
37% mencionaram o aumento do investimento em mídia paga. Também 37% relataram ter feito personalização e aperfeiçoamento do atendimento.
22% assinalaram que a mudança que obteve mais resultado foi o fortalecimento do branding através de conteúdos voltados para a persona.
15% assinalaram investimento em influenciadores.
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