A venda de carros no ambiente 100% digital dos conhecidos marketplaces de marketing de afiliados é recente no Brasil, embora não seja uma novidade para a comercialização de pneus e autopeças, afirmou Desiree Caterini, Head of Business Development da Rakuten Advertising, em palestra do Congresso Auto E-Commerce Show 2021.
Segundo ela, a novidade acabou sendo adotada no país somente após o início da pandemia do novo coronavírus. “É algo que vem acontecendo nos Estados Unidos há mais de cinco anos”, comentou.
Ela apresentou no Congresso detalhes sobre a pré-venda de duas semanas do novo Nissan Kicks, o primeiro case de sucesso de venda totalmente online de veículos no Brasil, ocorrida em 2021. “Foi feita pela Rakuten e a agência Lew Lara, que atende a Nissan, em parceria com a publisher de afiliados Méliuz. O desafio era ativar uma campanha no modelo de pagamento de carro 100% online com comissão por venda faturada para o afiliado.”
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O Méliuz ofereceu 1,5% de comissão para a pré-venda do Kicks e disparou para a sua base de usuários SMS, e-mail marketing, notificação via aplicativo. “A grande sacada do marketing de afiliados é poder oferecer benefícios extras que não são possíveis em outros canais de mídia”, ponderou a Head da Rakuten.
No entanto, a ação de curto prazo trouxe um ensinamento para o setor. Segundo Desiree, quanto maior o tempo da campanha, melhor será a performance. “Marketing de afiliado não é uma estratégia que funcione da noite para o dia. É preciso alinhar as ações com o anunciante, recrutar, ativar, municiar os afiliados com links e estabelecer as metas de desempenho”, afirmou.
Como se beneficiar
“Hoje, a afiliação trabalhada pela comissão de venda faturada é o modelo mais rentável para o e-commerce, trazendo o maior proveito para o mercado online, por aumentar vendas e diversificar o mix de canais de marketing. Sem contar que ela sempre garante o ROS [retorno sobre as vendas]”, afirmou.
Tudo que engloba o setor automotivo pode ser vendido online por afiliação, não só veículos e peças, mas também serviços e seguros. Segundo Desiree, os sites de cupom são muito relevantes, porque são responsáveis por 30% a 40% do faturamento do canal de marketing de afiliados, visto que sua audiência já está engajada a uma oferta.
Como funciona
O marketing de afiliados é composto de uma rede online, que organiza a tecnologia na qual atuam diversos publishers – sites de cupons, de cashback e blogs que possam tráfego próprio e qualificado e vão atrair possíveis consumidores finais (leads).
A tecnologia dos marketplaces possibilita aos publishers conversar melhor com o público, que geralmente é mais qualificada do que a de canais tradicionais de mídia, por estar mais pronto para buscar uma oferta específica. “É sempre bom observar a qualidade do tráfego que o publisher afiliado leva para o site do anunciante”, recomentou Desiree.
Integração técnica
“Como outras ferramentas de mídia, é importante ter uma integração técnica específica para afiliados, de um site, hotsite de lançamento e do próprio CRM da montadora”, comentou a especialista.
Com isso, os publishers da rede conseguem divulgar o anúncio, promoção ou oferta com links traqueados (marcados eletronicamente para que a origem do seu tráfego seja reconhecida). Desiree explicou que, “uma vez que o interessado clica no link traqueado, também o afiliado que gerou a conversão é identificado. Se a compra for efetivada, o afiliado recebe a comissão preestabelecida”.
Segundo ela, o mundo de afiliados é muito vasto. “É possível pensar também em estratégias long tail, trabalhando na aquisição de novos interessados e no engajamento e construção de marca, para acelerar a conversão num segundo momento”, disse.
Por Nathalia Barboza, especial para o E-Commerce Brasil