O mercado de livros se adaptou às mudanças dos últimos dois anos e vem demonstrando crescimento. Em 2021, as vendas de livros no país chegaram a 55 milhões de unidades no país, gerando uma receita de mais de R$ 2 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Nielsen BookScan, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) — um aumento de 30% em relação a 2020.
Leia também: Mobile commerce representou 53% das vendas do e-commerce nacional em 2021, mostra estudo
No primeiro trimestre de 2022, o volume acumulado de vendas já se mostrava 15% maior do que o registrado no mesmo período de 2021. Consequentemente, já indica que este será outro ano de resultados positivos para o setor.
As vendas online têm sido fundamentais para esse crescimento. Livrarias que antes funcionavam apenas de forma física passaram a contemplar o e-commerce no negócio. De outro lado, outras fecharam de forma definitiva suas lojas e optaram pelas vendas online de forma exclusiva.
Apenas em 2020, o faturamento do e-commerce de livros passou de R$ 500 milhões para R$ 923 milhões. Em 2021, a contribuição de livrarias exclusivamente virtuais nas vendas de livros no país já empatava com a contribuição de livrarias físicas: 29,9% e 30%, respectivamente.
Eventos literários contribuem para venda de livros
Eventos como a Feira do Livro têm contribuído para o aumento das venda. Como comparativo, no ano passado foram vendidos 55 milhões de exemplares, 29% a mais que em 2020. De janeiro a abril deste ano, entretanto, a alta foi de 11% em relação ao mesmo período de 2021.
Já na pesquisa “Painel do Varejo de Livros no Brasil”, realizada pela Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, no acumulado, o ano de 2022 registra venda de 10 milhões de livros, índice significativamente superior a 2021.
O mesmo estudo mostra que, no final do segundo semestre de 2021, a venda de livros foi de 8,5 milhões (uma variação de 19,5%). Em receita, 2022 também se mostra em ascensão, com faturamento de R$ 469,7 milhões (número 18,7% superior ao registrado no começo de 2021).
No Brasil, o preço médio do livro no Brasil em 2022 é de R$ 44,66 — variação negativa de 2,30% em relação a 2021, quando o valor era R$ 45,71.
Leia também: Estudo da Opinion Box sobre TikTok traça estratégias de marketing para utilizar na rede social