default
Publicidade: default

Métricas que impactam na taxa de conversão de sites para monitorar de perto

default
Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma boa análise de dados para um processo de CRO vai muito além de olhar apenas para a métrica principal do e-commerce: a taxa de conversão. Existem diversas outras métricas que merecem não só atenção, mas também influenciam nos números de conversões.

Normalmente, elas estão ligadas a processos anteriores à venda e permitem descobrir gaps na jornada do cliente que possam estar prejudicando o fluxo do usuário no site e ter insights de melhorias que podem ser implementadas para corrigir isso.

Ou seja, a taxa de conversão é apenas a ponta do iceberg, e uma abordagem abrangente ao explorar as métricas pode revelar oportunidades e demandas para impulsionar os resultados de uma marca. Contudo, quais são essas métricas que valem ser acompanhadas e analisadas?

Destino do usuário: o início da jornada

Identificar as páginas mais populares pode direcionar estratégias de conteúdo, enquanto a otimização das páginas menos visitadas pode abrir novas oportunidades de conversão.

Mídia de origem: rastreando o caminho do visitante

Taxa de rejeição: um sinal de alerta para a mudança

Ao monitorar a porcentagem de visitantes que saem do site após visualizar apenas uma página é possível identificar problemas de UX e testar e implementar otimizações que cativem e despertem o interesse do visitante em continuar navegando.

No entanto, para não tirar conclusões imprecisas acerca desta métrica, é preciso calibrar e adotar determinados parâmetros. Cada tipo de página rende um tipo de comportamento dos usuários, o que influencia na taxa de rejeição.

Portanto, a indicação é entender mais profundamente o comportamento do usuário da marca e definir margens máximas de taxa de rejeição para cada tipo de página a partir disso. Então, o próximo passo será priorizar a otimização das páginas que apresentarem uma taxa de rejeição superior a essa marca.

Além disso, é importante considerar o número total de visitas das páginas. Em alguns casos, a taxa de rejeição é alta, mas o volume de acessos é mínimo, tornando esse investimento dispensável ou, ao menos, não prioritário.

Taxa de saída: as janelas das páginas

Ou seja, acompanhando esta métrica é possível identificar pontos específicos de desistência de uma jornada e traçar estratégias para dissolvê-los e manter o lead evoluindo no fluxo de navegação e compra.

Tempo de permanência: uma questão de impacto e experiência

Quanto maior o tempo de permanência, maior tende a ser a relevância do conteúdo entregue ao usuário e, consequentemente, as chances de conversão.

No entanto, é preciso analisar esta métrica de forma cruzada com outras para garantir a assertividade das conclusões sobre o comportamento do usuário e as oportunidades ou pontos de otimização.

Em uma página cujo conteúdo é muito simples e claro, como a página inicial de busca do Google, por exemplo, um tempo de permanência longo pode indicar um problema em vez de algo positivo.

Nerau: especialista em transformar dados em oportunidades

Compreender o fluxo de navegação dos usuários e analisar dados completos e robustos é como decifrar um mapa para a otimização.

Clique aqui para saber mais sobre como a Nerau pode ajudar a otimizar a taxa de conversão e demais métricas e resultados do site ou e-commerce!

Publicidade: default