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Não contrate um CRM sem ler esse texto antes!

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Todos os dias, diversos varejistas reclamam de ter errado na contratação da ferramenta de CRM.

Alguns pagam pouco por plataformas que não entregam nada. Outros investem alto em ferramentas robustas, porém, devido a falta de um suporte adequado para operá-las, não conseguem fazer o projeto avançar.

E há ainda um caso muito recorrente; o das marcas que contratam o software sem pesquisar sobre ele previamente, e acabam adquirindo algo que não faz o mínimo: medir os resultados da estratégia.

Assim sendo, para que você não erre na escolha de um CRM para Varejo, é sugerido se atentar, pelo menos, aos três tópicos a seguir.

CRM x Automação de Marketing

Alguns fornecedores afirmam que disponibilizam um CRM para o mercado, contudo, na verdade, o que eles realmente oferecem é uma plataforma de automação de marketing.

Essas soluções têm similaridades, no entanto, a primeira é adequada para os negócios que necessitam aumentar a retenção dos consumidores cadastrados.

Já a segunda é mais interessante para as empresas que têm poucos clientes (ou nenhum) e, por consequência, precisam focar na aquisição de novos.

Assim sendo, exponha os seus objetivos para o fornecedor que deseja contratar e analise se a ferramenta dele pode, de fato, ajudar a conquistá-los.

Suporte técnico e estratégico

Quando estiver fazendo as cotações e reuniões de demonstração, questione ao vendedor que está te atendendo, como será o suporte técnico e estratégico caso a parceria seja consolidada.

Isso pode soar básico, mas não é! 

Há fornecedores de CRM no Brasil em que o suporte está alocado em outro país, então, se não há ninguém na sua equipe que fale inglês, isso será um problema no curto-médio prazo. E não é só a questão do idioma que pesa.

Pode acontecer do fornecedor de CRM destacar como diferencial o time que presta consultorias durante o projeto. Todavia, se essa equipe está em outro país, sem conhecimento e contexto do mercado brasileiro, ela não será nada útil.

Além disso, algumas ferramentas têm atendimento somente por meio de robôs, enquanto há empresas como a Dito, onde o suporte é dado de maneira constante, por analistas e especialistas de verdade.

Funcionalidades do CRM

E para concluir este texto, avalie também todas as funcionalidades do CRM que pretende contratar.

Nos dias atuais, contar com um CRM Omnichannel que tenha soluções de inteligência artificial, cashback, segmentação da base, campanhas de e-mail, SMS, WhatsApp, dentre outros, é o mínimo para criar uma estratégia sólida.

Caso tenha gostado dessas sugestões e tenha o interesse de aprofundar a conversa sobre o tema, clique aqui, preencha o formulário de contato e agende, gratuitamente, uma reunião com um especialista em CRM.