O Natal invadiu não só as casas dos brasileiros, mas também o e-commerce nacional. Em 2021, a data registrou um aumento de 91,35% no número de tentativas de fraude no e-commerce, subindo de 260.733 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 498.923 neste ano. O que equivale a R$ 468,9 milhões em golpes evitados, contra R$ 300,7 milhões no ano passado – crescimento de 56,25%.
Os dados apresentados por um estudo realizado pela ClearSale – empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações – analisaram o período de 01 a 25 de dezembro, e foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.
“Por conta das promoções e ofertas, as datas comemorativas trazem um maior número de consumidores ao e-commerce. Como consequência, temos também uma quantidade elevada de fraudadores buscando brechas para aplicarem seus golpes. Isso explica o aumento exponencial nas tentativas de fraudes”, afirma Omar Jarouche, Diretor de Marketing e Soluções.
Por dentro das categorias mais procuradas
As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: Celular, Eletrônicos, Automotivo, Bebidas e Ferramentas. Já em 2020, a lista foi composta por Bebidas, Eletrônicos, Celular, Eletrodomésticos e Ar-Condicionado.
Agora, analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Automotivo, Bebidas, Joias e Informática. No ano passado, o Top5 foi preenchido por Eletrônicos, Bebidas, Informática, Celular e Automotivo.