O marketing personalizado se tornou uma forte tendência nos últimos anos, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores cada vez mais exigentes.
Vamos, então, entender quando o marketing personalizado pode dar errado?
1. Quando ele ultrapassa as barreiras da privacidade
Se por um lado, os visitantes esperam e preferem experiências personalizadas, eles também não querem ter sua privacidade e rotina invadidas por conteúdos publicitários ou suas informações pessoais vendidas e utilizadas sem sua autorização.
Caso contrário, além de consequências jurídicas, a sua empresa poderá oferecer uma experiência negativa aos seus clientes e deixá-los desconfortáveis com relação ao uso de seus dados pessoais. O que pode fazê-los encerrar o relacionamento com a sua marca.
A personalização “vai longe demais” quando os visitantes começam a pensar “isso é assustador” em vez de “isso é útil”. Portanto, tenha isso em mente e não ultrapasse esse limite tênue, mas tão importante.
2. Quando as ações não são autênticas e intuitivas
Enquanto a personalização excessiva pode ser assustadora, a personalização generalizada ou contraintuitiva pode ser desperdício de tempo e recursos. Em outras palavras, a personalização precisa de contexto para fazer sentido e ter efeitos positivos.
3. Quando a segmentação é ineficaz
Só assim, as estratégias serão realmente contextuais e poderosas para conduzir os consumidores até o fim da jornada de compra.
4. Quando o conteúdo é personalizado, mas a experiência não
Lembre-se: de nada adianta o marketing enviar a mensagem certa, na hora certa, para o usuário certo, mas as páginas de destino e pontos de contato para a conversão não entregarem o mesmo nível de qualidade e personalização.
As estratégias de personalização trazem o usuário ao site falando exatamente o que ele gostaria de ouvir. Já o CRO, faz com que a usabilidade do site atenda às expectativas dos usuários, direcionando-os para a conversão.
A Nerau é uma agência especializada em conversão, com soluções para te ajudar a acompanhar seus usuários desde a primeira interação e personalizar a sua comunicação sob medida para cada um deles. Saiba mais e explore todo o potencial do marketing personalizado e do CRO.
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