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No Dia das Crianças, brasileiros devem gastar 5% a mais que ano passado; média será R$ 220

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Para entender a intenção de consumo para o Dia das Crianças, a Shopee fez uma pesquisa in-app do seu marketplace. Um dos resultados obtidos foi o valor pretendido gastar na data: em média, será R$ 220 nos presentes, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Criança asiática sorrindo ganhando presente do pai
Sobre os critérios de escolha dos consumidores, 63% dos entrevistados consideram o preço como o fator mais importante na hora da compra

Vale mencionar que, em outro levantamento (da ABComm), o Dia das Crianças pode garantir R$ 5,95 bilhões de faturamento em 2023. Neste caso, o e-commerce pode representar mais de 40% das vendas na data.

Categorias mais buscadas

Entre os respondentes, 34% disseram que já sabem o que vão comprar para as suas crianças, 13% a mais em comparação ao ano passado. Entre as categorias mais buscadas, destaque para:

– Brinquedos: 42%;

– Calçados: 10% (essa, aliás, cresceu 6% em relação a 2022);

– Esporte e Lazer: 8%;

– Bebês e Crianças: 7%;

– Eletros e Portáteis: 5%.

Preço acessível na hora da escolha

Sobre os critérios de escolha dos consumidores, 63% dos entrevistados consideram o preço como o fator mais importante na hora da compra. Em segundo lugar, 15% desejam que o presente seja algo surpreendente.

Já na terceira colocação, 13% buscam algo que a criança realmente deseja receber, enquanto na última posição 7% mencionam a facilidade de encontrar o produto como critério relevante.

Hábitos de compras

O levantamento apontou também os principais hábitos de compras dos brasileiros durante a data comemorativa. Em relação às ferramentas utilizadas para pesquisar presentes e descontos, o Google segue sendo a plataforma mais utilizada por 45% dos respondentes.

Por outro lado, 38% compram em lojas recomendadas e 35% seguem a indicação de amigos ou familiares. Para 27% dos entrevistados, o Instagram é a melhor rede social para procurar produtos, seguido por Facebook e YouTube, com 12% cada.