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No Reclame AQUI, Black Friday tem 34,5% mais reclamações e empresas na lista

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Do início do monitoramento do Reclame AQUI, às 12h de quarta-feira (22/11) até as 6h desta sexta-feira (24/11), os consumidores já registraram 7.328 reclamações sobre a Black Friday. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 5.447 reclamações, 2023 apresenta 34,5% de crescimento.

Apesar do aumento das reclamações, espera-se que o número de problemas relacionados às compras na Black Friday seja minimizado. Isso porque 65% dos entrevistados afirmam que farão compras apenas em sites, aplicativos ou redes sociais de lojas ou marcas que já conhecem ou que já tenham feito compras antes.

Ranking de empresas mais reclamadas

Segundo o Reclame AQUI, a sexta-feira manteve o mesmo ranking de empresas mais reclamadas, exceto pelo fato da entrada da Kabum no 9º lugar. Entre elas, destacam-se três grupos de atuações distintas na maior parte do ranking: métodos de pagamento, grandes varejistas e cosméticos.

O período de análise das reclamações foi de 12 horas, entre os dias 22 e 23 de novembro

Vale lembrar que os produtos entre as maiores reclamações compõem os mais buscados desde agosto segundo a pesquisadora: eletrodomésticos, eletroeletrônicos e eletroportáteis. O ponto diferente detectado é a entrada de métodos de pagamento, que subiu em reclamações principalmente com os registros de golpes.

Principais reclamações

Entre os dias com maior reclamação, a noite de quinta-feira foi a mais agitada — a empresa espera que o fim do dia de hoje também entre para a estatística. No que se refere aos principais motivos de reclamação, o movimento em relação à noite de quinta-feira foi de:

– Atraso na entrega (17,3%);

– Propaganda enganosa (15,56%);

– Produto não recebido (15,38%);

– Estorno do valor pago (9,68%);

– e Problemas na finalização da compra (4,1%).

E entre os tópicos mais reclamados pelos consumidores, destaque para:

– Serviço de Entrega (7,66%);

– Tênis (4,44%);

– Perfume (3,76%);

– Cartão de Crédito (2,82%);

– e Camisetas (2,53%).

Atualização

Até as 14h desta sexta-feira (24/11), os consumidores já haviam registrado 9.497 queixas, superando a noite de sexta-feira de 2022, quando foram contabilizadas 9.329 reclamações.