Segundo um levantamento, nos próximos cinco anos, 50% de todas as vendas online nos EUA serão por meio de aplicativos mobile. Os apps de e-commerce seguem na liderança do interesse dos consumidores: antes da pandemia, 54,8% de todos os usuários de smartphones usavam um aplicativo de compras móvel. Em 2023, estima-se que esse número já subirá para 65,5%.
No Brasil, segundo a FGV, existem 464 milhões de dispositivos digitais. Desses, 249 milhões são smartphones — cerca de 1,2 por habitante. Uma pesquisa do Panorama Mobile Time, em parceria da Opinion Box, mostra que 94% dos brasileiros com smartphone já compraram produtos por meio de aplicativos mobile.
Brasil se destaca nas compras via smartphone
Em conjunto com o Google, a Kantar ouviu mais de 21 mil pessoas em seis países da América Latina (incluindo o Brasil), abrangendo diversas categorias de produtos. Nela, o comportamento do consumidor latino-americano, em especial Millennials e pela Geração Z, é marcado pelo frequente uso de smartphones na decisão de compra.
De acordo com o levantamento, os brasileiros se destacam em relação às aquisições online via mobile. Isso porque 71% delas são por meio de smartphones. Em outra análise, a Visa afirma que 24% dos consumidores brasileiros usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real, assim como 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos.
Referências em aplicativos mobile de compra
Segundo especialistas, um dos melhores proxies para desempenho online e adoção de novas plataformas são os downloads — e, neste quesito, os apps Temu e Shein são os líderes. Desenvolvido na China, o Temu (Pinduoduo) é focado em descontos de produtos e já conquistou os Estados Unidos e o Reino Unido. Mais baixado nos EUA em 2022 e 2023, em janeiro desse ano teve US$ 192 milhões em volume bruto de mercadorias, com mais de 100 milhões de usuários nos EUA.
Já o aplicativo mobile da Shein, lançado em 2008, passou da avaliação de US$ 5 bilhões em 2019 para US$ 100 bi no início de 2022 — em 2023, porém, este valor caiu para US$ 64 bi. Em 2022, o aplicativo foi considerado o app de compras mobile mais baixado no mundo, com 200 milhões de downloads no ano. O crescimento inicial da Shein veio principalmente da Índia e da Arábia Saudita, mas nos últimos dois anos o Brasil, o México e os EUA têm sido seus maiores mercados.
No Brasil, a Shein possui cinco centros de distribuição, com unidades em São Paulo nas regiões de Guarulhos, Embu das Artes e Perus. Juntos, esses galpões somam aproximadamente 200 mil metros quadrados de área de armazenamento de produtos, uma área equivalente a 18 campos de futebol.