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O que o metaverso significa para o futuro do varejo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Se você está se perguntando o que é o metaverso, você não está sozinho. Ninguém pode lhe dar uma resposta completa porque não foi totalmente inventado, ainda está em desenvolvimento. Sua forma totalmente construída ainda não é conhecida.

O que sabemos é o seguinte: é um mundo virtual e imersivo. É como a experiência que você tem na web, mas mais ainda. Ao contrário da tela do seu computador, é tridimensional e muito mais absorvente e sensorial. Você será capaz de interagir com as pessoas mais como você faz pessoalmente.

Como não é generalizado, você pode estar se perguntando por que todo mundo está falando sobre isso. É porque estão sendo feitos enormes investimentos e isso implica uma grande probabilidade de que algo real, novo e diferente esteja por vir.

O que o Metaverso é para o varejo (até o momento)?

Por enquanto, as marcas estão experimentando. Eles estão usando o metaverso inicial para desenvolver consciência, engajamento, lealdade e aprender. Marcas de luxo como Burberry, Dolce & Gabbana, Hermes e Gucci estão usando NFTs para gerar interesse.

A maioria dos especialistas com quem converso dizem que a coisa mais próxima do que o metaverso será é o mundo dos jogos. A maneira como jogos como Fortnite e Roblox criam mundos virtuais para os jogadores interagirem quando cooperam ou competem é conceitualmente semelhante ao futuro metaverso.

Os jogos também usam fones de ouvido de realidade virtual imersivos (como o da foto acima) que podem dar uma experiência mais 3D ao usuário, que também é muito parecida com o metaverso.

Mas os fones de ouvido e o metaverso não são apenas para jogos, eles também podem facilitar reuniões individuais ou em grupo entre pessoas distantes no metaverso.

O desafio é que ainda não existe uma tecnologia comercialmente viável para transmitir expressões faciais por meio de um fone de ouvido.

Hoje, nas reuniões do metaverso, as pessoas são apresentadas como avatares, geralmente personagens de desenho animado, e isso é muito primitivo para transmitir expressões faciais tão bem quanto uma chamada de zoom pode.

O potencial para o varejo no metaverso, uma vez que a tecnologia seja melhor, é tornar as compras online mais atraentes e úteis. Uma ferramenta que permitiria aos consumidores explorar e descobrir melhor do que agora faria com que as compras online se aproximassem do que os consumidores podem realizar nas lojas, sem nunca sair de casa. Se isso pudesse acontecer, então o processo de conversão de visitantes em clientes, que hoje é muito menos eficaz online do que na loja, poderia tornar o varejo online um negócio muito mais viável e valioso. Também teria um enorme impacto na viabilidade de muitas lojas físicas.

De acordo com Nancy Berger, vice-presidente sênior da Hearst Media e editora da Cosmopolitan, Seventeen, Men’s Health e outras publicações, o metaverso se tornará a próxima rede social. É como as pessoas vão interagir um a um de maneiras que as mídias sociais agora não podem realizar. Quando isso acontecer, provavelmente substituirá as formas existentes de mídia social e é por isso que o Facebook está gastando tanto no desenvolvimento do metaverso, eles não querem ver seu fluxo de receita ser tomado por outro desenvolvedor da tecnologia.

O que o metaverso não é, ainda

Fala-se muito sobre produtos de moda digital que poderiam ser usados ​​por avatares no metaverso. Mas a oportunidade para a moda de avatar tem alguns problemas sobre os quais não ouvi ninguém falar.

Primeiro, atualmente não há interoperabilidade no metaverso. Isso significa que algo que você compra em um ambiente metaverso não é transferível para outro ambiente metaverso. Isso pode mudar, mas no momento, qualquer “roupa” ou “acessório” que você comprar para um avatar só pode ser usado em um local do metaverso e isso limita sua utilidade.

Em segundo lugar, para a maioria das roupas ou acessórios, a base fundamental para o preço é o custo de fabricação do produto. Como uma roupa virtual tem um custo incremental de cerca de zero, o preço provavelmente será de centavos em comparação com os preços das roupas do mundo real. Portanto, as estimativas para a moda do metaverso que você lê sobre dezenas de bilhões provavelmente são exageradas.

A única exceção pode ser se marcas sofisticadas ou de luxo fizerem produtos virtuais para o metaverso. Se o fizessem, o preço poderia ser mais alto, muito mais alto para marcas de superluxo, mas não está claro agora se os consumidores desejarão as mesmas marcas no metaverso que têm no mundo físico. Além disso, como o metaverso ainda não está formado, é possível que o investimento das pessoas em como elas se apresentam no metaverso seja maior do que estou supondo.

A discussão sobre o metaverso é frequentemente confundida com NFTs. Mas nem todo NFT vale alguma coisa, na verdade muito poucos são. Pense no número de imagens que aparecem aleatoriamente na sua caixa de entrada todos os dias. A versão original de quase todas essas imagens não vale nem um centavo para você.

Empresas de beleza como NARS e Clinique fizeram experiências com NFTs, mas a capacidade da indústria da beleza de ter produtos para o metaverso é ambígua, na melhor das hipóteses. Parece agora que a indústria da beleza pode usar o metaverso para promoção e construção de marca, mas ainda não houve um produto de beleza criado para o metaverso e não está claro se haverá.

Embora o ambiente de jogo seja mais parecido com o metaverso no momento, não há nenhum jogo no momento que possa vinculá-lo a um ambiente de compras. Sem dúvida, isso mudará, mas como isso funcionará e se será eficaz ou não, ainda não foi determinado.

Onde isso está indo

Até que a tecnologia melhore, o metaverso ainda será principalmente conversa. Para que o metaverso seja impactante, ele precisa de hardware menos oneroso de usar e menos caro do que os modelos atuais e software capaz de transmitir expressões faciais individuais. Embora estes sejam obstáculos formidáveis, eles são exatamente o tipo de coisa que o investimento e a pesquisa podem superar. Mas ninguém pode dizer exatamente quando isso vai acontecer.

Os primeiros adotantes do metaverso mais prováveis ​​são os jogadores porque estão acostumados à experiência visual e auditiva tridimensional totalmente envolvente que o metaverso está trazendo. Tal como acontece com tantas novas tecnologias, será mais natural para as pessoas que são crianças hoje e cuja experiência de entretenimento, começando com o Roblox agora, é mais parecida com o que será o metaverso. O metaverso será natural para eles.

O mercado de brinquedos será natural para a adaptação precoce ao metaverso. James Zahn, editor sênior do The Toy Insider me disse: “o metaverso tem muito potencial para ser divertido, divertido e educativo… [e] a maneira como uma criança percebe o mundo ao seu redor é muito diferente dos adultos”.

Ninguém sabe quanto não-jogadores usarão o metaverso. Assim como a adoção da internet e das compras online, dependerá de quão fácil é usar e quão benéfico se torna. No momento, é enigmático e uma novidade.

Especialistas com quem falo me dizem que quase ninguém viverá sua vida no metaverso. Para varejistas e marcas, será mais um canal de venda, não o único canal. Como o TikTok e o Instagram hoje, será importante, mas também será importante estar em vários canais para alcançar os consumidores em todos os lugares e horários em que você puder chamar a atenção deles.

Para que o metaverso funcione, ele precisa tornar sua vida física melhor, mais barata, mais rápida e mais conectada. Quando você pensa sobre isso, é isso que a internet fez por nós, o metaverso é apenas o próximo passo no processo e, como a internet, apresentará oportunidades e riscos para todos os varejistas e marcas.

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Fonte: Forbes