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Perfumarias impulsionam o consumo de beleza no Brasil, mostra pesquisa

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Previsto para ultrapassar US$ 40 bilhões até 2027, o mercado de beleza no Brasil continua em expansão, impulsionado por redes sociais como o TikTok, novos canais de venda e tecnologias para auxiliar o consumidor. É o que mostra pesquisa realizada pela Beauty Fair em agosto de 2025, com 400 consumidoras em perfumarias da região metropolitana de São Paulo.

Conjunto de cosméticos nas prateleiras de uma loja de beleza
(Imagem: Envato)

Redes sociais e marcas acompanhadas

Do total de entrevistadas, 38% afirmaram acompanhar influenciadoras de beleza, proporção que chega a 65% entre jovens de 18 a 24 anos. Já 23% acompanham diretamente perfumarias em redes sociais.

As marcas e perfumarias mais seguidas foram:

  • O Boticário (11%)
  • L’Occitane (5%)
  • Ikesaki (5%)
  • Mary Kay (5%)
  • Natura (5%)
  • Soneda (4%)
  • Sephora (4%)
  • Sumirê (4%)
  • Beleza na Web (3%)
  • Goya (3%)

Papel das perfumarias no consumo

As perfumarias se consolidam como principal canal de compra de itens de higiene e beleza, seguidas pelo e-commerce e farmácias. No caso dos produtos para cabelo e para corpo e banho, farmácias aparecem como destaque, com 24% e 29% das escolhas, respectivamente.

Entre os motivos apontados para comprar em perfumarias, estão: conveniência (52%), experiência na loja (30%), promoções (30%) e variedade de produtos. Quase metade das visitas é motivada pela reposição (49%), mas também há procura por ofertas, lançamentos ou simples navegação.

A taxa de conversão é elevada: 74% das visitas resultam em compra. Mesmo sem planejamento prévio, 65% das idas às lojas resultam em aquisição.

Impacto do atendimento

O atendimento consultivo aparece como fator decisivo para efetuar a venda. Entre consumidoras atendidas, 84% realizaram uma compra, contra 59% das que não receberam suporte. Além disso, o ticket médio sobe 78% (R$ 116,92 ante R$ 65,36) e o número de itens adquiridos passa de três para quatro.

Segundo o levantamento, 72% das entrevistadas já compraram algo não planejado após recomendação das atendentes.

Tecnologia como apoio

Embora 59% vejam com bons olhos totens de autoatendimento, 95% das consumidoras afirmam que a presença de atendentes é essencial e 47% rejeitam a ideia de lojas totalmente automatizadas. A pesquisa aponta que a experiência humana continua sendo diferencial no processo de compra.

O estudo mostra que a combinação de sortimento, promoções e atendimento consultivo mantém as perfumarias como canal central no consumo de beleza, gerando altas taxas de conversão, compras por impulso e fidelização de clientes.