Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon faturaram, juntos, R$ 203,4 bilhões em 2022. De acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), responsável pelo levantamento, o número envolve vendas de produtos de estoque do próprio varejista e de terceiros — que representou no ano passado 78% do e-commerce nacional.
Dentro dos dados, uma informação inédita apresentada foi o volume de vendas do Mercado Livre. Neste caso, o gigante do marketplace liderou a lista com um faturamento de R$ 80,5 bilhões em 2022, quase o dobro da segunda posição. As seguintes empresas são:
– Americanas (R$ 44,3 bilhões);
– Magazine Luiza (R$ 43,3 bilhões);
– Via (R$ 20,5 bilhões);
– Amazon (R$ 14,6 bilhões).
Vendas com estoque próprio
Outro recorte do estudo foi em relação aos dez marketplaces com maior faturamento no ano passado a partir do estoque próprio. A lista ficou a seguinte:
– Magazine Luiza (R$ 27,9 bilhões);
– Americanas (R$ 18,7 bilhões);
– Via (R$ 15,2 bilhões);
– Amazon (R$ 9,4 bilhões);
– e Shein (R$ 7 bilhões).
Líderes do varejo brasileiro ultrapassam R$1 trilhão em faturamento
O estudo completo do SBVC, que aborda as 300 maiores empresas do varejo brasileiro, afirma que as grandes varejistas cresceram em 2022 20%. Tal feito ultrapassa, inclusive, a expansão de 14% do segundo setor registrada pelo IBGE.
O ranking revelou que no ano anterior, as empresas registraram um faturamento bruto de R$1,046 trilhão, representando um aumento de R$153,6 bilhões em comparação ao ano precedente. Nesse impulso do setor de varejo de grande porte, observou-se também um incremento no faturamento em relação a 2021 de quase R$100 bilhões.
Vendas de eletrônicos em marketplaces crescem 3% nos primeiros 5 meses de 2023
Segundo dados da GfK, a participação dos marketplaces nas vendas totais de eletroeletrônicos cresceu 17% em 2022 em relação ao total de mercado. Este ano, já representam 23% do total e 3% do faturamento no primeiro semestre de 2023.
Em 2022, de acordo com a pesquisadora, o crescimento foi de 20%, ante um total de mercado (online e offline) que decresceu 3%. Portanto, o setor de marketplaces — que representava 29% das vendas online em 2022 — passa para o número de 32% nos primeiros 6 meses de 2023.