Impulsionado por grandes descontos, o Amazon Prime Day gerou um recorde de US$ 14,2 bilhões em vendas online nos EUA este ano. Isso representa um aumento de 11% em relação ao ano passado, de acordo com a Adobe Analytics, que coletou dados de 1 trilhão de visitas a sites de varejo nos EUA em 18 categorias de produtos.
Os itens mais caros como móveis e eletrônicos voltaram a ganhar destaque com maiores descontos e adesão dos consumidores.
Embora seja um evento da líder absoluto do setor, e nos EUA, conseguimos tirar alguns bons aprendizados pós Prime Day para lojas brasileiras.
Grande parte do crescimento do Prime Day foi impulsionado por dispositivos móveis. Um total de US$ 7 bilhões em vendas foi realizado por meio de dispositivos móveis, marcando um aumento de 18,6% em relação ao ano passado.
As categorias de casa, móveis e eletrodomésticos viram um aumento de 76% nas vendas, segundo a Adobe Analytics.
No primeiro dia, a categoria de móveis para casa viu uma duplicação das transações online e uma taxa de conversão aumentou em 75%, de acordo com a plataforma de mídia comercial Criteo.
Eletrônicos, vestuário e móveis compõem quase metade dos gastos com e-commerce, mas viram um crescimento de apenas um dígito na primeira metade de 2024. Está claro agora que o evento Prime Day foi um catalisador nessas grandes categorias, com descontos profundos o suficiente para os consumidores apertarem o botão de compra e atualizarem itens em suas casas.
Vivek Pandya, analista principal da Adobe Digital Insights
Os descontos médios do Prime Day nos EUA foram de 22%, um aumento de 10% em relação ao ano passado. As categorias com os maiores descontos foram vestuário geral (desconto médio de 33%), casa e móveis (21%) e saúde e beleza (21%).
Pela primeira vez em muito tempo, estamos vendo volumes de pedidos positivos e descontos elevados. A lição é simples – se os varejistas oferecem descontos e fornecem valor real, liberarão a demanda reprimida e verão um sucesso incrível. Se não o fizerem, correm o risco de perder, pois os compradores procurarão em outro lugar.
Caila Schwartz, diretora de insights do consumidor da Salesforce
A empresa de marketing social Sprout Social rastreou quase 296.000 menções relacionadas ao Prime Day nas redes sociais durante os dois dias, e #ClearTheList liderou a lista de menções.
Essa hashtag refere-se às listas de desejos dos professores para o próximo ano letivo. Usando essa hashtag, os alunos e seus pais mostraram a intenção de contribuir e comprar algo para a sala de aula no próximo ano escolar. #ClearTheList obteve 18.447 menções na pesquisa da Sprout Social, e “professor” foi mencionado outras 11.173 vezes.
Aqui estão as outras principais palavras-chave sociais:
- Kindle: 13.506 menções
- Samsung: 7.099 menções
- Apple: 4.568 menções
- TV/televisão: 3.821 menções
- Relógio: 2.493 menções
- iPhone: 2.313 menções
- Air Pods: 2.022 menções
- Alexa: 2.000 menções
O engajamento total para as 296.000 menções incluiu quase 1,2 milhão de curtidas, comentários ou compartilhamentos – totalizando 14,74 bilhões de impressões potenciais, de acordo com a Sprout Social. O sentimento foi dividido entre 61% de engajamentos positivos, 29% neutros e 10% negativos.