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Qual é a hora certa de contratar um CRM?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Conforme uma matéria publicada pelo Portal EduBirdie, 65% das empresas adotam uma ferramenta de CRM nos 5 primeiros anos de vida da marca.

Mas muito além do tempo de existência de um negócio, há outros fatores que precisam ser considerados antes de contratar essa solução.

O primeiro é simples: o tamanho da base de clientes.

Se um varejista, por exemplo, tem um volume de cadastros pequeno, pode fazer mais sentido investir em estratégias de aquisição do que em retenção.

Porém, do contrário, se a empresa já tem uma base robusta e necessita “aproximar-se” dela para aumentar a taxa de recompra, o ticket médio, o LTV, dentre outros, uma plataforma de CRM é uma excelente escolha.

Outro ponto importante é a capacidade da marca de operar o software.

Por mais que um CRM seja intuitivo e simples de ser usado, é necessário contratar, no mínimo, um analista para configurar os disparos (e-mail, WhatsApp, push e etc) e acompanhar os resultados.

Portanto, reflita: no momento, você tem orçamento disponível para adquirir a ferramenta e estruturar um pequeno time para utilizá-la?

Outra reflexão essencial a ser feita é sobre a urgência para gerar ROI.

A implementação de um CRM, além da configuração da plataforma, demanda o treinamento das equipes envolvidas, tal como a automatização das campanhas, e todo esse processo pode levar alguns meses.

Assim sendo, se a sua meta ao contratar um CRM é enxergar o retorno financeiro em um curtíssimo espaço de tempo, talvez, valha mais a pena apostar em outras estratégias.

E vinculado a isso, é preciso analisar se as suas atuais “dores” de negócio, realmente podem ser resolvidas por um software de CRM. 

Há empresas que acreditam que as vendas caíram pela ausência de tecnologias no processo, no entanto, às vezes, o problema está, por exemplo, na falta de capacitação dos vendedores, em lojas mal cuidadas, em e-commerces com usabilidade ruim e etc.

Mediante esse fato, pense com cuidado sobre o que a sua marca realmente precisa; melhorar a gestão ou obter um novo sistema.

Para concluir, caso você queira aprofundar a conversa sobre esse tema, visite o site da Dito CRM, preencha o formulário de contato e agende uma consultoria gratuita para entender se este é o melhor momento para a sua empresa assinar a contratação de um CRM.