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Queda na audiência do e-commerce em agosto é destaque no relatório da Conversion

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo relatório da Conversion, em agosto, a audiência dos sites e aplicativos de e-commerce brasileiros tiveram uma leve baixa de 1,2%, em comparação com julho. Ainda assim, a audiência do mercado recebeu 2,28 bilhões de acessos, assim como a participação das 10 maiores cresceu 1,3 pontos percentuais.

Muito dessa queda, segundo aponta o estudo, é consequência de algumas peculiaridades do ano de 2022. Como, por exemplo, o atual cenário econômico, com alta da inflação. Além disso, a incerteza em relação às eleições e o desemprego em alta podem contribuir para a queda nas vendas do e-commerce em agosto.

Mercado competitivo

Se antes o e-commerce brasileiro era dominado apenas por empresas nacionais, hoje o país possui as três maiores empresas do segmento de países de fora: MercadoLivre, Shopee e Amazon.

Se levarmos em conta os 10 maiores sites, sua metade é composta por e-commerces brasileiros. Como curiosidade, somente esses 10 sites detêm 52,5% do mercado, número que era 51,2% em agosto. Para demostrar o poder de atuação deste mercado no Brasil, sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 27,6 bilhões de acessos nos últimos 12 meses.

Imagem de um gráfico
Apenas 10 das maiores lojas do Brasil detêm 52,5% de toda a audiência do e-commerce no Brasil. Enquanto o líder Mercado Livre tem 13,8% de share, Shopee possui 10,1% e Amazon Brasil 6,8%.

Marcas de destaque por setor

Entre os destaques do levantamento da Conversion, vale mencionar o recorte Share of Search. Neste caso, revela quais as marcas mais lembradas em cada um dos segmentos. Essa metodologia ocorre de forma preditiva em relação ao market share — ou seja, mostra a tendência de participação de mercado de cada loja.

As marcas com maior Share of Search são:

    “Após um bom mês de julho, o varejo brasileiro teve uma pequena e quase imperceptível retração, mesmo com o Dia dos Pais”, analisa Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion. “No último mês, o e-commerce brasileiro tinha crescido 6,3%, de modo que foi difícil manter essas boas taxas”, diz Ivo. “Mas o varejo está vivendo um bom momento de retomada”, conclui.

    Você pode baixar o relatório completo aqui.