
Conhecidos por Xiaomanlv, os robôs sem motorista do Alibaba atingiram 10 milhões de entregas
Segundo o último relatório de ganhos do Alibaba, os robôs autônomos desenvolvidos pelo Alibaba Group entregaram mais de 10 milhões de encomendas até 31 de março. Os Xiaomanlv (ou "burrinhos", em mandarim) já somam mais de 500 unidades e fazem entregas desde setembro de 2020 em campus universitários em toda a China.
[caption id="attachment_123293" align="alignnone" width="992"]
Os robôs de entrega autônomos do Alibaba, Xiaomanlv, entregaram mais de 10 milhões de encomendas na China. Crédito da foto: Grupo Alibaba[/caption]
A entrega de última milha é o calcanhar de Aquiles das empresas de logística. Afinal, as paradas de casa em casa são lentas, trabalhosas e representam até 28% do custo total do envio, de acordo com o grupo de pesquisa Euromonitor International.
Leia também: Executivo por trás da logística da Amazon deixa cargo após 23 anos
E é exatamente aí que entram os Xiaomanlv. Alimentados pela tecnologia do Autonomous Driving Lab (do instituto de tecnologia e ciência do Alibaba, o DAMO Academy), os dispositivos apodem transportar cerca de 50 pacotes por vez e viajar 100 quilômetros com uma única carga.
Os robôs podem navegar 99,9% do tempo sem intervenção humana, auxiliados por um algoritmo que encontra as rotas de entrega mais eficientes.
“A maior vantagem que os robôs autônomos têm é sua confiabilidade, Além disso, sua vantagem de custo entrará em jogo quando atingirem economia de escala”, disse Hu Changqing, que liderou a equipe de operação da Xiaomanlv em Cainiao, a rede de logística do Alibaba.
A empresa supervisionou a implantação dos robôs em mais de 200 universidades chinesas, onde entregam encomendas enviadas pelo sistema de correio Cainiao Post.

Comentários