Logo E-Commerce Brasil

Saiba quem foram os Profissionais mais Admirados do Prêmio E-Commerce Brasil

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Por trás de cada empresa existem pessoas que fazem toda a diferença. E se hoje o E-Commerce Brasil dispõe desse banco de dados e insights para empreendedores do segmento, é porque profissionais excepcionais permitiram isso. Sendo assim, nada mais importante e gratificante para nós do que criar uma categoria exclusiva para os “Profissionais mais admirados do e-commerce”.

Imagem de uma miniatura de carrinho de supermercado dourado na forma de um troféu
A votação dos Profissionais mais Admirados do Ano de 2022 foi realizada tanto por voto popular, como pelo time de especialistas da Academia E-Commerce Brasil

E é com grande alegria e satisfação que homenageamos os Profissionais mais Admirados do Ano de 2022. Afinal, profissionais admirados não apenas alcançam o sucesso em suas carreiras, como inspiram e motivam outras pessoas a atingirem seus próprios objetivos. Cada indicado se destacou (e muito) em sua área de atuação, e a confirmação de melhor se deu tanto por voto popular quanto pela Academia E-Commerce Brasil.

Confira também os finalistas e vencedores dessa categoria no site do prêmio.

Voto popular

O E-Commerce Brasil sempre acreditou que a opinião do público é fundamental para fomentar um mercado mais democrático, assim como para permitir o reconhecimento justo das pessoas que fazem a diferença no setor. Por isso, mais uma vez a votação dos Profissionais mais admirados de 2022 foi realizada de forma aberta ao público, de forma simples e intuitiva.

Estar nesta concorrida lista mostra o quanto foram inspiradores aos lojistas do setor e que, de fato, fizeram a diferença. Fica aqui o nosso agradecimento a cada um(a) de vocês por, juntos, tornarmos esse mercado cada vez mais sólido, promissor e inspirador!

Voto da Academia E-Commerce Brasil

A Academia do Prêmio E-Commerce Brasil é formada por um time diversificado de profissionais de muitos estados e que lideram, há mais de 8 anos, áreas de uma operação de e-commerce. Estes profissionais são professores em universidades / faculdades, palestrantes em eventos de tecnologia, marketing digital, gestão, logística, finanças, dados, entre outros.

As pessoas que fazem parte da Academia são convidadas do E-Commerce Brasil e, quando aceitam o convite, participam de forma voluntária. Neste caso, exerceram livremente suas indicações e votos — por isto o E-Commerce Brasil não divulga as pessoas participantes.

Veja a seguir os Profissionais mais Admirados do E-commerce separados por categorias:

Experiência do Cliente

Voto popular e da Academia E-Commerce Brasil

Marcio Aparecido Souza – Para o diretor de experiência do cliente do Mercado Livre, sua paixão é otimizar a experiência do usuário dentro da plataforma. Para tanto, afirma construir e liderar organizações econômicas e de alto desempenho para aumentar a receita por meio de uma melhor experiência do cliente.

A consequência disso, segundo Souza, está no envolvimento, satisfação e retenção do cliente, assim como na adoção de produtos, no envolvimento dos funcionários e, por fim, em toda a eficiência operacional. Possui vasta experiência em customer success e customer experiences para o mercado SaaS, experiência em serviços de TI, consultoria, vendas, pós-venda e Infraestrutura.

Gestão de Marketplace

Voto popular

Leandro Soares – Engenheiro de formação, Leandro também possui MBA pela Universidade The Wharton School, na Pensilvânia. Diretor executivo do marketplace Magazine Luiza, teve participação fundamental na criação de serviços que contribuíram para o desenvolvimento do ecossistema de marketplace no Brasil.

Ex-consultor, possui sete anos de experiência em marketplaces online. Nesses, inclusive, esteve envolvido com empreendedorismo e desenvolvimento de projetos que impactam a vida de milhares de vendedores e milhões de consumidores — principalmente na experiência de compra, venda, pagamento e logística no ambiente de comércio eletrônico.

Voto da Academia E-Commerce Brasil

Julia Rueff – Diretora sênior de marketplace do Mercado Livre, Julia possui mais de 14 anos de experiência nos mercados de tecnologia, e-commerce e indústria. Além do gigante do marketplace, também atuou em grandes empresas como Cnova, Whirlpool e B2W.

Com forte perfil de liderança junto ao time e excelente capacidade de relacionamento com outras áreas do negócio, é responsável pela elaboração de estratégia dos negócios e gestão das principais unidades de negócios, verticais, marcas e departamentos das empresas. Sua carreira foi desenvolvida em grandes empresas multinacionais e nacionais dos segmentos de tecnologia, varejo e indústria.

Gestão e Operação

Voto popular

Alexandre Denis Gyurkovits – Diretor Sênior dos negócios Digitais do Grupo Carrefour Brasil, lidera o E-commerce das bandeiras Carrefour, Big e Sams Club para todas as categorias de produto (Alimentar, Drogarias e Não Alimentar : Bazar, Eletrônico e Textil).

Também é responsável pela área de Retail Media e Monetização do Grupo (Carrefour Links) e área de Merchant Services, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos Serviços Financeiros e Comerciais (Banco Carrefour) das bandeiras nos canais Digitais (Site e App). Além disso, tem passagem pelos negócios digitais de empresas como Via Varejo, Walmart, C&A, Lacoste, Akzo Nobel e Allianz Seguros.

Voto da Academia E-Commerce Brasil

Robson Privado – Empreendedor com sólida formação em empresas de e-commerce e varejo, tem foco em Marketing, Produto e Vendas. Destaca sua personalidade prática e atitude de fazer acontecer, com fortes habilidades analíticas e de liderança. Também enaltece sua grande motivação para trabalhar com inovação, tecnologia e pessoas inteligentes.

Em 2012, se juntou a Daniel e Marcelo Scandian para fazer parte do time fundador da MadeiraMadeira, uma das startups de comércio eletrônico mais disruptivas do Brasil. Desde então, cria e desenvolve áreas como Marketing, Produto, Vendas, Marketplace, Business Intelligence e Customer Experience.

Logística

Voto popular

Márcio Chammas – Diretor de logística do Magazine Luiza, atua no Grupo Netshoes desde sua fundação em 2000, quando desenvolveu todo sistema de gerenciamento de transporte e logística da companhia. Ao longo dos anos liderou projetos complexos como a operação própria do centro de distribuição (CD) de Barueri – SP, a implementação do WMS e TMS da operação logística e a criação dos CDs de Itapevi – SP, Jaboatão dos Guararapes – PE e Extrema – MG.

Como Diretor Executivo de Logística e Supply Chain, Chammas coordena atualmente um time de 7 subordinados diretos, 18 líderes de operação e mais de 900 colaboradores — divididos em entrada, armazenamento, coleta, inventário, faturamento, empacotamento, controle de qualidade, customização de produtos, planejamento, abastecimento e toda gestão de entrega do pedido.

Voto da Academia E-Commerce Brasil

Luiz Augusto Vergueiro – Diretor sênior de operações logísticas no Mercado Livre, Vergueiro é formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo entrou no Mercado Livre em dezembro de 2018, a fim de atuar na liderança local da operação logística da companhia.

Vergueiro tem mais de 20 anos de experiência em operações, logística e transportes, com passagens por empresas como Infracommerce, Olook, Kanui, AmBev e Rhodia. Em 2020, levantou a taça na categoria Logística, superando feras como Fernando Gobbi, da Synapcom, Marcelo Terrazzan, da Pier8, Marcelo Vieira, do R2 Group, e Adriana Mello, do Magazine Luiza.

Marketing e Vendas

Voto popular

Mauricio Bastos – Diretor digital da Arezzo, começou sua história na companhia em abril de 2012, como gerente de e-commerce. Em seguida ocupou o cargo de diretor de estratégia e inovação, até ser alçado ao seu posto atual. Bastos, aliás, foi um dos primeiros executivos de empresas com franquias a palestrar nos eventos do E-Commerce Brasil.

Vale destacar que o ele foi o primeiro executivo brasileiro de varejo a palestrar no Colision, evento do mesmo grupo do Web Summit. Entre algumas de suas principais funções na Arezzo, auxilia nas estratégias de inovações, cujo objetivo é fazer a integração de canais para otimizar as vendas.

Voto da Academia E-Commerce Brasil

João Branco – Com mais de 20 anos de experiência em grandes marcas de diferentes mercados, João também atuou como Vice-Presidente de Marketing. Na ocasião, liderou o time que fez o McDonald’s virar Méqui e bater todos os recordes da história do Big Mac.

Por duas vezes palestrante TEDx, é colunista da Exame, UOL, Meio&Mensagem e MIT Tech Review. Ressaltando que é um dos executivos mais seguidos do Brasil, com textos lidos por mais de 2 milhões de pessoas por mês. Autor do livro “Dê Propósito”, listado 10x entre os mais vendidos do Brasil, é professor da PUC e Startse — também lançou em 2022 a sua imersão “Marketing ao Máximo”, em parceria com a Exame Academy.

Tecnologia

Voto popular

Daniel Ambrosio – Diretor de engenharia do Mercado Livre, Ambrosio tem mais de 20 anos de carreira gerenciando projetos de tecnologia de alta complexidade na Europa, América Latina e Brasil. Trabalhou em empresas de grande porte e multinacionais de diversos setores, contribuindo para ter uma sólida experiência em todo o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos com foco em produtos digitais.

Segundo ele, é obcecado por dados, possui pensamento estratégico e planejamento que se convertem em alta energia para perseguir os resultados das ações táticas — qualidades essas que traz com prazer para sua organização. Como ele mesmo afirma: “atuo como um evangelista de negócios digitais e um inovador tanto em negócios quanto em tecnologia”.

Voto da Academia E-Commerce Brasil

Osvâneo Ferreira – Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, bem como na indústria varejista, e-commerce Pure Play (esportes e mercadorias), Ferreira considera-se um apaixonado pela liderança da transformação digital.

Diretor de engenharia, tem mais de 13 anos de experiência em TI, entregando projetos para algumas das principais empresas de TI, ISP, comércio eletrônico, indústria química e varejo no Brasil. Entre as suas expertises, aconselha os tomadores de decisão de negócios e tecnologia dos clientes sobre como melhor realizar o valor de seu investimento em tecnologia.