Com a atenção das empresas varejistas brasileiras voltada para a transformação digital (48% pretende aumentar os investimentos no setor em 2024, segundo a SBVC), a automação de marketing para e-commerces aparece como mais que uma tendência, mas uma necessidade.
O uso de inteligência artificial no e-commerce traz aumento considerável em relação às vendas e taxas de conversão: esta última pode aumentar em até 400% quando uma empresa entra em contato com o cliente logo após a interação inicial, apontam dados da Velocify. A ação é facilmente implementada em e-commerces com o uso de ferramentas de automação de marketing.
A tecnologia de automação é um caminho certeiro para a resolução de problemas comuns a todos os varejistas, mas que podem trazer sérios prejuízos quando não solucionados. A versatilidade dos mecanismos de automação abre um leque de possibilidades para lojas virtuais de todos os segmentos e tamanhos. Uma delas merece destaque: a personalização.
A experiência do cliente, hoje, é o fator determinante para o sucesso das transações: 65% dos clientes já desistiram de uma compra por terem uma experiência ruim, enquanto 60% indicam ou elogiam publicamente as marcas que oferecem uma boa experiência, revelou o CX Trends 2023 do Opinion Box.
Uma ferramenta que permite que um e-commerce faça uma coleta avançada de dados, segmente suas campanhas, personalize suas interações com os clientes entregando as informações certas, na hora certa, para as pessoas certas, enquanto economiza tempo e custos da operação, é um divisor de águas para qualquer lojista.
Para entender como o mecanismo pode ser vantajoso para as lojas virtuais, confira seis situações problemáticas comuns em e-commerces facilmente resolvidas com a automação de marketing.
1 – Poucos contatos no banco de dados
Uma boa base de contatos é essencial para qualquer loja virtual prosperar. Com a automação de marketing, a solução para um problema sério é relativamente simples:
Pop-ups
Não são aqueles chatos, com informações irrelevantes para o consumidor. Os pop-ups disponibilizados por ferramentas de automação de marketing entregam exatamente o que ele busca.
Oferecer um cupom de desconto para primeira compra por um pop-up em troca de uma assinatura em newsletter, por exemplo, alimenta a base de contatos com dados importantes, como nome, e-mail, gênero e localização.
Case de sucesso: em apenas um mês, a marca de camisetas Cianitas conquistou mais de 520 inscritos em sua newsletter, tendo um faturamento de mais de 10 mil reais em 90 dias.
2 – Carrinhos abandonados
Em 2023, até 70% dos carrinhos em lojas online foram abandonados, segundo a Statista. Para reverter este cenário, uma das soluções oferecidas pela automação de marketing é:
Prova social
Nada como o efeito FOMO (fear of missing out) para dar aquele empurrãozinho na hora de tomar uma decisão – ou fechar uma compra. Mostradores nas páginas dos produtos indicando quantas outras pessoas estão visualizando e comprando o item incentivam o cliente a fechar o negócio.
Case de sucesso: em 2022 a marca de roupas infantis Rosa Azul Kids recuperou mais de 520 mil reais em vendas que seriam perdidas usando a automação do carrinho abandonado.
3 – Sem clientes recorrentes
Conquistar um novo cliente é mais caro do que manter os que já estão em sua base, então é importante instigar compras recorrentes dos mesmos consumidores. Um dos caminhos disponíveis através da automação de marketing é:
Pós-venda
Faça envios automáticos de e-mails assim que uma venda for concluída, agradecendo pela compra e incentivando novas aquisições com recomendações de produtos e cupons de desconto.
Case de sucesso: a marca de roupas Kauê Plus Size alcançou uma taxa de abertura de 46% nos e-mails disparados pós-compras.
4 – Aumentar o valor do carrinho
Compras de baixo valor podem ser convertidas em carrinhos mais recheados – e com mais lucro. Para isso:
Banners
Uma opção é usar essa automação para informar que o segundo item da mesma categoria de produto que já está no carrinho terá desconto.
5 – Conteúdo genérico distribuído sem nenhum critério
Como foi enfatizado no início da matéria, a personalização é peça-chave para o sucesso das lojas virtuais. Ferramentas de automação facilitam a coleta de dados essenciais para segmentar os clientes e criar conteúdos personalizados, que sejam interessantes para o consumidor. Uma das opções de ação para cativar seu público-alvo é:
Produtos visualizados
Essa automação permite que você entre em contato com o cliente relembrando alguns dos itens que foram visualizados da última vez que ele visitou o e-commerce, mas não foram para o carrinho. É interessante oferecer algum desconto para incentivar a compra.
6 – Taxa de conversão baixa ou paralisada
É o principal indicador de saúde em uma loja virtual. Quanto maior a taxa de conversão, maior o número de pessoas que visitaram o e-commerce e se tornaram clientes reais. Uma das formas de alimentar a taxa de conversão com a automação de marketing é:
Notificações de volta ao estoque
Às vezes o cliente se interessa por um produto em seu catálogo, mas ele está temporariamente indisponível. Não perca essa venda: peça o contato e, assim que o item estiver disponível novamente, avise o consumidor.
Case de sucesso: a Rosa Azul Kids aumentou a taxa de conversão em 17% usando automações.
A edrone, ferramenta de CRM e automação de marketing responsável pelas lojas usadas como exemplo ao longo da matéria, lançou um e-book com conteúdo didático e completo sobre a automação, com mais exemplos de soluções para os problemas levantados. Você encontra o material gratuito disponível para download aqui.