Você sabia que em 15/03 é comemorado o Dia do Consumidor? Foi nessa data, em 1962, que John Kennedy, então presidente dos EUA, enviou uma carta ao Congresso Americano e fez um discurso sobre a necessidade dos consumidores terem seus direitos respeitados e de serem ouvidos.
Mas foi somente em 1983 que a data começou a ser comemorada e acabou transformando-se numa tentativa de estabelecer um momento forte para o consumo no primeiro semestre. Aqui no Brasil, foi a partir da década de 1990, com o Código de Defesa do Consumidor que a data começou a ser lembrada.
Aproveite essa grande data para alavancar as suas vendas. Em 2022 o faturamento do Dia do Consumidor1 foi de R$ 722 milhões. Um crescimento de 22% em relação a 2021.
Vale a pena realizar uma semana de descontos, promoções ou outros tipos de ações que façam sentido para o seu negócio. Está na dúvida de como começar? Veja essas dicas abaixo e prepare a sua loja virtual para este momento.
Foco na queima de estoques e disponibilidade de produtos
Aproveite a data para vender produtos que estão parados no estoque há algum tempo. Faça os cálculos e verifique a possibilidade de oferecer descontos maiores nesses itens. Além de ser um ótimo chamariz para a campanha, você poderá conseguir com eles um bom faturamento para reinvestir em novos produtos.
Além disso também é importante verificar seu estoque e a capacidade de repor itens rapidamente junto a seus fornecedores. Porque é extremamente negativo fazer uma promoção e depois acabar atrasando o envio do pedido por faltas em estoque. Tenha sempre em mãos os números de itens vendidos nos últimos 12 meses para verificar quantidades e tomar decisões.
Chame a atenção
Antecipe-se! Muitos e-commerces já estão sinalizando a chegada do dia ou da semana do consumidor fazendo teaser de promoções. Se ainda não pensou em que tipo de promoção fazer, a hora é essa!
Descontos são sempre muito atrativos, mas é possível brincar com o fato de que o Dia do Consumidor é no meio da semana, na quarta-feira. Uma ideia é trabalhar com descontos progressivos de segunda até quarta e, depois, fazer uma prorrogação até o final da semana.
Definida a campanha, é preciso criar um plano de divulgação usando as suas Redes Sociais, banners em seu site e e-mail marketing. Trace uma estratégia com postagens de teasers da promoção do tipo “prepare-se” ou “vem aí” para usar até o Carnaval! E assim que a folia acabar vá com tudo na divulgação da Semana do Consumidor, apresentando os produtos, os descontos e todas as vantagens que você preparou para seus clientes.
Por onde vender
Seu site é o primeiro foco de suas vendas. Verifique se ele é 100% responsivo e se ele permite uma boa experiência ao cliente na hora de encontrar os produtos. A pesquisa “E-commerce Trends 2023”, aponta que 73% das pessoas compram pelo smartphone.
Além do site próprio, o Instagram teve uma eficiência em termos de divulgação e vendas bastante importante no último ano. Ele está presente em 92% dos smartphones no Brasil, conforme aparece no “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil”2,. E o WhatsApp também é uma ferramenta em potencial se o seu público costuma realizar compras através dele.
Prepare-se para a entrega
Com o aumento no número de pedidos, a entrega dentro do prazo desejado pelo consumidor é fundamental. Além disso, um fator que é muito levado em consideração é a possibilidade de escolher a forma de entrega e há uma preferência por entregas rápidas.
A Total Express oferece ao mercado o e-TOTAL, a solução logística ideal para o pequeno e médio e-commerce, com muitas vantagens, e entre elas a entrega com prazos mais curtos para atender à demanda dos consumidores. O serviço tem coletas gratuitas e sem volume mínimo de encomendas. Além disso, até o dia 31 de março está com desconto de 10% para todas as coletas solicitadas no período.
Para se preparar bem para a Semana do Consumidor, verifique os pontos levantados nesse artigo e conte com a eficiência de quem tem quase 30 anos no mercado de logística para garantir a entrega de seus pedidos.