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SEO pós Black Friday: Quick Wins para Trazer Resultados até o Natal

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Após a Black Friday, as atenções do varejo se voltam imediatamente para o Natal. Neste período de transição, os times de e-commerce registram os aprendizados obtidos com a BF, mas possuem pouco tempo hábil para implementar melhorias.

No Natal de 2022 o e-commerce apresentou um aumento de 18,4% em relação ao ano anterior. A expectativa para o Natal 2023 segue alta, com o mercado se mantendo aquecido para as compras de final de ano.

Neste intervalo rápido entre Black Friday e Natal, as varejistas online buscam por otimizações que permitam aumentar os ganhos sem colocar em risco a operação. As ações de SEO costumam ser subestimadas neste cenário, mas algumas delas podem trazer resultados ainda em 2023.

Quick Wins de SEO: ações de resultado rápido

Quick wins são ajustes pontuais em algum procedimento ou processo. Geralmente são simples e rápidas de implementar, e sua principal caraterística é o potencial de gerar resultados significativos em pouco tempo.

Quando o assunto é SEO, é normal levar em conta os resultados de longo prazo. Mas também existem quick wins que podem ser implementadas para trazer resultados de SEO antes mesmo do Natal. Alguns exemplos:

Atualização de ofertas e produtos

Após a Black Friday, é crucial atualizar o conteúdo e os produtos no site. Remova promoções antigas ou produtos fora de catálogo. Dê destaque aos produtos relevantes para o Natal, mantendo a relevância para os consumidores e os motores de busca.

Revisão das páginas de descrição de produtos (PDPs)

Revisar descrições de produtos e o conteúdo das páginas é essencial. Certifique-se de que estão otimizados com palavras-chave corretas, tornando-os mais atrativos tanto para os motores de busca quanto para os usuários. Os aprendizados da Black Friday podem ser amplamente utilizados aqui.

Otimização de títulos e meta descrições

Os títulos e meta descrições devem ser cuidadosamente revisados para melhorar o CTR nas SERPs. Inclua palavras-chave relacionadas às campanhas de Natal e elabore descrições que incentivem os usuários a clicar, aumentando a visibilidade do site.

Teste de performance e renderização das páginas

A velocidade de carregamento e a renderização correta das páginas são vitais para a experiência do usuário e o SEO. Teste e otimize esses aspectos, especialmente nas categorias e produtos mais populares.

Otimização de imagens

O tempo de carregamento das imagens é crucial para a velocidade do site. Otimizar o tamanho das imagens dos produtos principais pode melhorar significativamente a experiência do usuário e o desempenho do site nos motores de busca.

Link building interno estratégico

Fortalecer o link building interno, conectando páginas importantes para o Natal, não só melhora a navegação do usuário, mas também ajuda na distribuição da autoridade do site.

Análise de dados e comportamento do usuário

Utilizar ferramentas de análise para compreender o comportamento do usuário no site é crucial. Empresas que utilizaram essas ferramentas durante a Black Friday possuem dados valiosos que podem auxiliar na tomada de decisão. Ajuste as estratégias de SEO com base nos dados coletados para atingir melhor o público-alvo.

A competitividade no SEO para e-commerce

Implementar estratégias de SEO de forma eficiente pode ser um desafio, especialmente em um cenário tão competitivo como no varejo online. São diversas empresas, muitas vezes com produtos similares,  disputando as melhores posições no Google. Uma posição a mais  pode representar uma quantidade significativa de receita.

Nesse caso, experiência ajuda a evitar erros e acelerar os ganhos. A Web Estratégica é reconhecida pela expertise em SEO e marketing de conteúdo. Com um time de profissionais incluindo alguns nomes da primeira geração de SEO no Brasil, a empresa é a consultoria de SEO de marcas como Magalu, Netshoes e Panvel. 

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