De acordo com uma pesquisa da Shopee (in-app), conduzida com apoio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 40% dos vendedores do aplicativo expandiram suas operações após vender no marketplace. Hoje, a plataforma possui mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados, sendo 90% das vendas de vendedores locais.
Enquanto 25% dos sellers trabalham exclusivamente para atender às demandas da plataforma, 1 em cada 3 vendedores encontrou no marketplace seu ponto de partida digital. Recentemente, a empresa atualizou os produtos mais vendidos de norte a sul do Brasil.
Fonte de renda e produção local
Os dados também indicam que a Shopee é a principal fonte de renda para cerca de 30% dos vendedores brasileiros e representa a maior fatia de faturamento para 35% dos negócios locais.
Mais de 80% dos lojistas entrevistados afirmaram vender produtos produzidos no Brasil, destacando o impacto positivo da plataforma na cadeia produtiva nacional.
Perfil do empreendedor
O levantamento mapeou o perfil dos empreendedores na plataforma, revelando que mais de 40% possuem curso superior e mais de 65% vendem exclusivamente online. A maioria desses empreendedores (mais de 60%) está na jornada de venda há menos de três anos, período em que a Shopee teve um impacto significativo em suas vidas.
Cerca de 80% dos entrevistados relataram conquistas importantes após começarem a vender na Shopee, como comprar ou reformar um imóvel e investir em educação.
Mulher do Ano Shopee
As mulheres têm se destacado no marketplace, representando mais de 50% dos lojistas com vendas nos últimos 12 meses. Além disso, mais de 30% das empreendedoras começaram seus negócios por meio da Shopee, evidenciando a plataforma como um importante impulsionador do empreendedorismo feminino no Brasil.
No dia 20 de junho, a Shopee, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), lançou a iniciativa “Mulher do Ano Shopee – Edição Vendedoras“, para celebrar e reconhecer as mulheres empreendedoras que se destacam na plataforma.
As participantes devem ser proprietárias ou ocupar cargos de liderança em suas lojas com vendas ativas nos últimos seis meses. As inscrições estão abertas até 31 de julho no site da Shopee. O evento que anunciará as vencedoras será realizado em novembro, destacando 15 mulheres em três categorias: transformação digital, impacto social e performance.