Logo E-Commerce Brasil

Só 2,9% dos sites brasileiros foram aprovados em todos os testes de acessibilidade, mostra pesquisa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A quinta edição da pesquisa sobre a experiência de uso de sites por pessoas com deficiência no Brasil revelou que apenas 2,9% dos sites brasileiros foram aprovados em todos os testes de acessibilidade. A pesquisa, conduzida pela BigDataCorp em parceria com o Movimento Web para Todos (WPT), avaliou 26,3 milhões de sites ativos no país, um aumento de 11% em relação a 2023.

Evolução do estudo de acessibilidade em sites ao longo dos últimos cinco anos

Os dados mostram um avanço em categorias como streaming e imagens, mas também destacam áreas que ainda precisam de melhorias. Em 2022, apenas 0,5% dos sites passaram em todos os testes, subindo para 3,3% em 2023, mas caindo para 2,9% em 2024, indicando variações significativas.

Geração automática de descrições

Ainda assim, levantamento mostra que houve estabilidade e leve crescimento na conformidade de formulários e links. Imagens com descrição mostraram um aumento significativo, de 15,8% em 2022 para 42,8% em 2024. Esse resultado veio possivelmente devido a ferramentas de geração automática de descrições. No entanto, a qualidade dessas descrições ainda é incerta.

A pesquisa também destacou que 90% dos sites governamentais apresentaram problemas de acessibilidade, uma melhora em relação aos 97,7% de 2023. Blogs e de e-commerce mostraram leves melhorias, enquanto sites educacionais mantiveram estabilidade na taxa de falhas.

De acordo com a pesquisa, Streaming é hoje a categoria de site com maior acessibilidade digital

Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra.