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Raccoon cria ferramenta de gestão de tags que facilita leitura de dados sobre fluxo em sites

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Quem tem um canal de vendas online sabe a importância de monitorar o comportamento dos usuários para melhorar os resultados. Mas seguir a jornada dos clientes na web não é tão simples: as tags, que são códigos inseridos nas páginas e que ajudam a monitorar o comportamento do usuário, precisam ser disparadas da forma correta.

Para garantir essa assertividade, a agência de marketing digital Raccoon criou o Tag Tracker, ferramenta que auxilia na análise dos disparos de tags de maneira rápida e descomplicada. Trata-se de uma extensão compatível com o Google Chrome e que está disponível gratuitamente na Chrome Store.

O sócio fundador da empresa, André Palis, explica que, inicialmente, o desenvolvimento da ferramenta tinha o objetivo de otimizar o tempo do time de Tags, sendo, portanto, uma solução interna da agência. Mas, como a tecnologia trouxe resultados surpreendentes para o trabalho de diferentes times ligados ao monitoramento de dados, a empresa decidiu disponibilizar de forma gratuita.

“O time de produtos desenvolveu a ferramenta, que ajudou não só o time de Tags, mas também o time de mídias e comercial. É a prova de que a tecnologia está na base do marketing digital e, por isso, a Raccoon investe forte no time de tecnologia”, afirma o executivo.

Antes do Tag Tracker, os integrantes do time de tags usavam mais de uma extensão para lidar com as demandas do dia a dia. Além de fazer o trabalho de lidar com diferentes extensões, eles ainda tinham problemas técnicos com essas ferramentas, que geram alguns erros que causavam desconforto na equipe. Por causa disso, os profissionais desse time também precisavam socorrer os integrantes de outras equipes, como mídias e comercial, que tinham dificuldades com a análise das tags.

“As ferramentas existentes até então exibem muitos parâmetros e suas visualizações são complexas e difíceis de entender. Nossa decisão foi desenvolver uma extensão que abrangesse os diferentes níveis técnicos do público. Sendo assim o Tag Tracker analisa as tags e exibe as informações de forma mais clara, tanto para técnicos, quanto para quem ainda está aprendendo a analisar os disparos das tags”, destaca Fernanda Maciel Federici, Product Owner da Raccoon.

Falando sobre os principais diferenciais do Tag Tracker, ele é a única extensão que concentra a análise das tags de Facebook, Google Analytics e Google Ads em um mesmo lugar.

A ferramenta permite a geração de relatórios em PDF de forma automatizada. O documento gerado explica a diferença entre tags corretas, parcialmente corretas e erradas, também traz dois gráficos com dados gerados a partir dos disparos das tags: um gráfico contém dados gerais por mídia e o outro contém dados específicos para cada mídia, e exibe, também, dois campos de informações extras que o usuário pode acrescentar para personalizar o relatório.

Além disso, o Tag Tracker se destaca das demais soluções do mercado por exibir duas formas de visualização: o modal, que é mais simples e exibe menos parâmetros, e o console, que é mais completo, contendo explicações sobre cada parâmetro, sendo destinado aos usuários que têm interesse em analisar um número maior de parâmetros.

Entre as funcionalidades oferecidas pela ferramenta estão: análise de tags e classificação delas como corretas, parcialmente corretas ou erradas; aplicação de filtros para mídias e IDs específicos; resumo de tags disparadas e gravação do fluxo do site.

A expectativa do sócio da Raccoon é que a ferramenta auxilie diversas empresas em busca de entender melhor os acessos em seus canais online.

“Um time muito competente trabalhou duro na criação dessa solução, que já tem melhorado nosso fluxo de trabalho. Acreditamos que esse é o tipo de resultado que pode ser compartilhado. Afinal a tecnologia está aí para ampliar as possibilidades, então que isso sirva para mais negócios”, finaliza Palis.