A pandemia explicitou uma das principais dificuldades logísticas das empresas tradicionais: a integração dos canais. Afinal, a maior parte das vendas era física, com um sistema de entregas específico para aquilo. Além disso, segundo Mário Rodrigues, CEO da Frete Rápido, há ainda a questão da burocracia interna nas grandes empresas para ingressar na digitalização — o que já deveria ter sido resolvido “pra ontem”. Confira a seguir alguns dos pontos críticos que o varejo (em especial médias e grandes empresas) ainda enfrenta para entregar o produto ao consumidor final.
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Para Rodrigues, as empresas que cresceram no universo físico sofrem principalmente por conta dos sistemas operacionais “travados”. Neste caso, são ferramentas sistêmicas robustas, sem conectividade com sistemas modernos — não conseguem retornar um cálculo de frete rapidamente, por exemplo. “No digital, é recomendado que esse retorno ocorra em 100, 200 milissegundos, o que não é possível dependendo do software que a empresa utiliza”. Ou seja, a experiência de compra do consumidor digital não é boa e, consequentemente, a empresa pode perder a venda por questões logísticas.
Tendência da logística
Um dos pontos levantados por Rodrigues no evento The Future of E-Commerce – Logística, foi sobre a tendência da logística no Brasil. Segundo ele, a unificação dos canais é um dos pontos a serem atualizados a partir de agora. “O benefício de integrar os canais não se restringe apenas ao online, mas a todos os pontos de contato. Imagine a experiência de um consumidor que adquire uma geladeira em uma loja de shopping, por exemplo, e recebe imediatamente por WhatsApp todo o acompanhamento da compra? Isso já é possível, pois já existe tecnologia para tal. Passou da hora de entender a importância da padronização da comunicação com o cliente”, afirmou.
Esse tipo de tecnologia não é uma exclusividade às médias e grandes empresas, aliás. De acordo com Rodrigues, ela é acessível e recomendada (também) aos pequenos negócios que estão começando. “Eu diria, inclusive, que é ainda mais indispensável a quem está começando. A probabilidade de escalar um negócio com logística digitalizada é muito maior”, garantiu.
Otimização de preços na logística
Um dos pontos abordados no evento foi em relação aos preços praticados na logística quando fora das grandes capitais — que são significativamente maiores. Para empresas que têm maior estrutura, Rodrigues recomendou a pulverização de micro-CDs, a fim de pulverizar pontos de entregas nas regiões mais afastadas. Para isso, garante que já existem ferramentas que leem e identificam qual ponto de entrega gera menor custo e direciona automaticamente.
Outra dica bastante relevante é em relação às embalagens, que podem ser um fator crucial na redução dos custos logísticos. “É imprescindível ter opções de tamanhos e materiais de embalagens para determinados produtos, porque no final tudo isso acresce ou reduz no valor. Eu gosto de lembrar que todo mundo ganha com isso: o cliente com a satisfação do frete e o lojista, com a aquisição de um novo comprador”, finalizou.
O The Future Of E-Commerce – Logística 2021 abre o calendário de eventos do E-Commerce Brasil em 2021. Todas as palestras serão disponibilizadas no canal do ECBR no YouTube nos próximos dias.
Por Giuliano Gonçalves, via E-Commerce Brasil.