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Tendências do e-commerce que você não pode perder em 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O cenário do e-commerce tem passando por avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor. Diversos fatores estão contribuindo para isso, como a consciência ecológica dos consumidores, o fascínio pela tecnologia alimentada por Inteligência Artificial e o aumento das expectativas dos consumidores virtuais.

E para quem deseja manter-se à frente no mercado, é fundamental estar atento às tendências que irão definir o futuro do comércio digital. Confira a seguir!

Principais tendências e por que aplicá-las no seu negócio

As tendências de mercado influenciam diretamente o comportamento dos consumidores, principalmente em datas mais competitivas, como a Black Friday. Entre as diversas tendências, vale o destaque para as seguintes:

Integração da Inteligência Artificial: feita especialmente para personalizar experiências de compra. Se combinados com automação de marketing podem gerar gatilhos que criam uma comunicação personalizada e aumentam as conversões.

Ascensão do Live Commerce: utilizada como uma ferramenta para aumentar o engajamento e conversão. Isso porque combina entretenimento, interatividade e compras online, em um ambiente mais envolvente e autêntico.

Plataformas Omnichannel: integração para oferecer uma experiência de compra unificada e fluida. A ideia é garantir que sua marca esteja presente em todos os canais que o seu público costuma acessar. 

Retail Media: funciona como uma publicidade direta entre anunciantes e varejistas. O grande diferencial dessa tendência é a possibilidade de impactar o consumidor no momento em que ele já está pronto para tomar uma decisão de compra.

Entrega rápida: a velocidade da entrega também conta como um fator decisivo de compra. Para a Black Friday, com o alto tráfego, invista em estratégias de logística do seu e-commerce. Isso pode fazer toda diferença nesse cenário altamente competitivo.

Expansão das operações de Cross-Border: oportunidade de crescimento para empresas de todos os portes, permitindo que estas alcancem mercados internacionais, aumentem sua base de clientes e diversifiquem as fontes de receita. 

Para todos os negócios, compreender essas mudanças é essencial por diversos motivos:

  • Antecipação de demandas, ajustando seus produtos e serviços de acordo;
  • Diferenciação competitiva, atraindo consumidores que buscam novidades;
  • Aproveitamento de oportunidades, visto que a digitalização oferece mais chances de alcançar mais clientes em grande escala.
  • Redução de riscos e ajustes preventivos em suas operações para evitar o impacto negativo de mudanças inesperadas no mercado.

Compreender essas mudanças no comportamento do consumidor em 2024 e adotar as estratégias certas é o caminho certo para maximizar a visibilidade da sua empresa vender mais na Black Friday, data mais importante do ano para o comércio.

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