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TikTok investirá bilhões de dólares no sudeste asiático para impulsionar e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Se por aqui a C&A e a Forever Liss começam a tirar vantagem do TikTok nas vendas, no sudeste asiático o aplicativo já é uma ferramenta valiosíssima de vendas. Para ter uma ideia do potencial, a ByteDance, dona do app, disse nesta quinta-feira que investirá bilhões de dólares no Sudeste Asiático nos próximos anos.

CEO do TikTok, Shou Zi Chew, discursando em evento
CEO do TikTok, Shou Zi Chew, discursando no evento em Jacarta, Indonésia / Foto: REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana

Isso ocorre porque o sudeste asiático é um dos maiores mercados do TikTok em números de usuários (trata-se de uma região com uma população coletiva de 630 milhões, sendo a metade com menos de 30 anos). Na prática, a região gera mais de 325 milhões de visitantes no app todos os meses.

Foco do TikTok é o e-commerce

Apesar do domínio de acessos, o TikTok enfrenta um desafio grande quando o assunto é conversão de vendas pela plataforma. Isso porque a existe uma grande concorrência de empresas na região com empresas de grande porte, como Shopee, Alibaba e GoTo.

“Vamos investir bilhões de dólares na Indonésia e no Sudeste Asiático nos próximos anos”, disse o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, em um fórum organizado em Jacarta para destacar o impacto social e econômico do aplicativo na região.

A TikTok não forneceu uma análise detalhada do plano de gastos. Ainda assim, afirmou que investirá em treinamento, publicidade e suporte a pequenos fornecedores que desejam ingressar em sua plataforma de comércio eletrônico TikTok Shop.

Números do TikTok na região

No sudeste asiático, o TikTok tem 8.000 funcionários 2 milhões de pequenos vendedores que vendem seus produtos na Indonésia, a maior economia da região. Apenas como comparativo, as transações do e-commerce regional atingiram quase US$ 100 bilhões no ano passado. Desse montante, a Indonésia responde por US$ 52 bilhões, segundo dados da consultoria Momentum Works.

O TikTok facilitou US$ 4,4 bilhões em transações no sudeste da Ásia no ano passado, acima dos US$ 600 milhões em 2021. Apesar dos números, ainda ficou muito atrás dos US$ 48 bilhões em vendas regionais de mercadorias da Shopee em 2022, por exemplo.

Estratégia de vendas surge em meio a proibições do aplicativo

O plano de investimento do TikTok ocorre quando a empresa de propriedade chinesa enfrenta o escrutínio de alguns governos e reguladores devido a preocupações de que Pequim possa usar o aplicativo para coletar dados do usuário ou promover seus interesses.

Países como Grã-Bretanha e Nova Zelândia proibiram o aplicativo em telefones do governo, movimentos que o TikTok disse acreditar serem baseados em “equívocos fundamentais” e impulsionados por uma geopolítica mais ampla.

O TikTok negou repetidamente que já compartilhou dados com o governo chinês e disse que a empresa não o faria se solicitado. Recentemente, aliás, o TikTok foi intimado (entre as demais Big Techs) a entrar em conformidade com o novo regulamento da União Europeia.

Fonte: Reuters