default
Publicidade: default

TikTok investirá bilhões de dólares no sudeste asiático para impulsionar e-commerce

default
Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Se por aqui a C&A e a Forever Liss começam a tirar vantagem do TikTok nas vendas, no sudeste asiático o aplicativo já é uma ferramenta valiosíssima de vendas. Para ter uma ideia do potencial, a ByteDance, dona do app, disse nesta quinta-feira que investirá bilhões de dólares no Sudeste Asiático nos próximos anos.

default
CEO do TikTok, Shou Zi Chew, discursando no evento em Jacarta, Indonésia / Foto: REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana

Isso ocorre porque o sudeste asiático é um dos maiores mercados do TikTok em números de usuários (trata-se de uma região com uma população coletiva de 630 milhões, sendo a metade com menos de 30 anos). Na prática, a região gera mais de 325 milhões de visitantes no app todos os meses.

Foco do TikTok é o e-commerce

Apesar do domínio de acessos, o TikTok enfrenta um desafio grande quando o assunto é conversão de vendas pela plataforma. Isso porque a existe uma grande concorrência de empresas na região com empresas de grande porte, como Shopee, Alibaba e GoTo.

“Vamos investir bilhões de dólares na Indonésia e no Sudeste Asiático nos próximos anos”, disse o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, em um fórum organizado em Jacarta para destacar o impacto social e econômico do aplicativo na região.

A TikTok não forneceu uma análise detalhada do plano de gastos. Ainda assim, afirmou que investirá em treinamento, publicidade e suporte a pequenos fornecedores que desejam ingressar em sua plataforma de comércio eletrônico TikTok Shop.

Números do TikTok na região

No sudeste asiático, o TikTok tem 8.000 funcionários 2 milhões de pequenos vendedores que vendem seus produtos na Indonésia, a maior economia da região. Apenas como comparativo, as transações do e-commerce regional atingiram quase US$ 100 bilhões no ano passado. Desse montante, a Indonésia responde por US$ 52 bilhões, segundo dados da consultoria Momentum Works.

O TikTok facilitou US$ 4,4 bilhões em transações no sudeste da Ásia no ano passado, acima dos US$ 600 milhões em 2021. Apesar dos números, ainda ficou muito atrás dos US$ 48 bilhões em vendas regionais de mercadorias da Shopee em 2022, por exemplo.

Estratégia de vendas surge em meio a proibições do aplicativo

O plano de investimento do TikTok ocorre quando a empresa de propriedade chinesa enfrenta o escrutínio de alguns governos e reguladores devido a preocupações de que Pequim possa usar o aplicativo para coletar dados do usuário ou promover seus interesses.

Países como Grã-Bretanha e Nova Zelândia proibiram o aplicativo em telefones do governo, movimentos que o TikTok disse acreditar serem baseados em “equívocos fundamentais” e impulsionados por uma geopolítica mais ampla.

O TikTok negou repetidamente que já compartilhou dados com o governo chinês e disse que a empresa não o faria se solicitado. Recentemente, aliás, o TikTok foi intimado (entre as demais Big Techs) a entrar em conformidade com o novo regulamento da União Europeia.

Fonte: Reuters

Publicidade: default