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Um ano de rebranding: como a Estoca está reinventando a logística para e-commerces

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Evento interno de lançamento do rebranding, há um ano, no escritório da Estoca, em São Paulo.
Evento interno de lançamento do rebranding, há um ano, no escritório da Estoca, em São Paulo (imagem: reprodução)

Há exatamente um ano, a Estoca iniciou uma jornada ambiciosa: redefinir a sua marca para se alinhar com o futuro da logística. Hoje, a empresa, ao comemorar o primeiro aniversário desse rebranding, reflete sobre como essa transformação moldou sua identidade, elevou seu propósito, e solidificou sua posição como um dos principais players no mercado de logística do Brasil para e-commerces.
 

A visão que impulsionou a mudança
 

O rebranding da Estoca foi mais do que uma simples mudança de logotipo ou de cores. Foi um reposicionamento estratégico que reflete o compromisso da empresa em oferecer soluções logísticas integradas, inovadoras e centradas no cliente. 

O rebranding foi desenvolvido pela BrandGym, e a redatora do projeto, Julia Asenjo, hoje faz parte do marketing da Estoca. “Pensar em posicionamento de marca e branding para uma empresa de logística foi um desafio muito gratificante. Quando o mercado não está tão atualizado, se destacar frente à concorrência já começa desde a preocupação com branding. Hoje a marca da Estoca tem uma consistência e força que são raras quando comparada às outras do setor”, diz a analista de marketing, Julia Asenjo.

A transição envolveu a adoção de uma nova identidade visual, mas, mais importante, uma renovação nos valores e na missão da Estoca, que passou a ser uma empresa focada em fazer da logística um parceiro estratégico e forte influenciador no desempenho dos e-commerces. “Eu fiquei felizmente surpreso ao perceber que quando a gente começou o rebranding eu achava que íamos mudar a logo, adaptar as cores e olhe lá, quando terminamos o projeto eu vi refletido no resultado, da logo até o tom de voz, o que de fato a gente queria para a Estoca”, colocou o founder e CPO da Estoca, Rodrigo Cava.

A mudança foi impulsionada pela visão dos fundadores, Caio Almeida e Rodrigo Cava, que identificaram a necessidade de uma evolução para acompanhar as demandas crescentes de um mercado cada vez mais digital e exigente. 
 

Os resultados de um ano de transformação
 

Desde o rebranding, a Estoca implementou diversas inovações, incluindo a ampliação dos serviços de fulfillment, abertura de novos CDs (Centro de Distribuição), e a integração de tecnologias avançadas no WMS proprietário da marca. Essas iniciativas resultaram em um aumento significativo na eficiência operacional e na satisfação dos clientes.

A nova identidade também permitiu expandir e consolidar a presença no mercado, conquistando novos clientes em setores variados e reforçando o compromisso da Estoca com a excelência da entrega, para os e-commerces. 

“A gente não passa mais mensagens fragmentadas. Antes do rebranding dava pra ver muita inconsistência, faltava uma visão estratégica do todo para uniformizar e trazer mais coerência para nossas comunicações. Hoje temos uma conexão maior nos temas e na linguagem. É um processo que ainda precisa de ajustes, mas o rebranding foi essencial para esse alinhamento”, afirma Caio Almeida, founder e CEO da Estoca.
 

O impacto interno e externo
 

Internamente, o rebranding fortaleceu a cultura da empresa, promovendo um senso renovado de propósito entre os colaboradores. “Ser parte da estoca é uma oportunidade singular de estar em um ambiente dinâmico e de crescimento, e o rebranding foi um marco importante que, pensando em cultura, simbolizou a transformação e amadurecimento da estoca”, diz Larissa Perez, head de pessoas da Estoca.

Externamente, a resposta do mercado foi extremamente positiva. “O rebranding acompanhou uma mudança essencial que tivemos na área de CS um ano atrás. Assumimos uma postura mais estratégica com o cliente, de gerar e desenvolver projetos e acompanhar o crescimento das marcas. O rebranding da Estoca espelhou esse esforço que estávamos fazendo dentro da área para fora”, comentou a coordenadora de costumer success, Beatriz Lomanto. 

Os clientes, especialmente aqueles no e-commerce, elogiaram a clareza e a modernidade da nova marca, além das melhorias tangíveis nos serviços que oferecemos. Esse feedback reforça a crença de que a Estoca está no caminho certo para liderar a transformação logística para os e-commerces brasileiros. 
 

O futuro da Estoca
 

À medida que a Estoca avança para o próximo capítulo, a empresa continua comprometida em inovar e entregar soluções logísticas que fazem a diferença nas vendas dos e-commerces. 

“Cada vez mais somos associados a tecnologia, que de fato é o nosso grande diferencial. Para o futuro acredito que podemos fortalecer ainda mais nossa marca. Hoje, por mês, entregamos em média 400 mil pacotes para todo o Brasil, nossa marca é vista por muita gente. Precisamos entender como utilizar melhor essa nossa visibilidade. Um dos nossos principais objetivos é o cliente final ver que a entrega é feita pela Estoca e ter certeza de que a entrega vai dar certo”, colocou o head de sales da Estoca, João Majerowicz.

Este primeiro ano de rebranding foi apenas o começo. Com uma base sólida e uma visão clara, a Estoca está pronta para enfrentar os desafios que estão por vir e continuar a impulsionar a logística no Brasil para novos patamares.