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É possível unir o atendimento digital ao atendimento físico do cliente?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com o avanço tecnológico e a celeridade nos processos de compra on-line, os clientes esperam, cada vez mais, um atendimento eficiente e prático, que vá direto ao ponto e atinja suas necessidades naquele momento. 

A RD RaiaDrogasil tem investido de forma estratégica para manter a proximidade e a humanização em todos os pontos de contato com os clientes, principalmente nos canais digitais. Desde antes da pandemia, a empresa aposta na multicanalidade para se relacionar com os seus clientes. 

Com a alta capilaridade de farmácias físicas, a partir da fusão das redes Droga Raia e Drogasil, a companhia passou a investir mais esforços no atendimento personalizado e na fidelização do cliente em todos os canais de atendimento. De 2016 a 2022 a rede quintuplicou a quantidade de filiais pelo país, que totalizam 2.800 pontos de venda. Com isso, as farmácias estão cada vez mais próximas da casa das pessoas e podem combinar o atendimento físico com o digital. 

“A RD tem investido em empatia, personalização aliada à tecnologia para garantir uma experiência positiva aos nossos clientes e, nesse sentido, é importante lembrar que a humanização do atendimento nas farmácias e nos canais digitais não é apenas uma tendência, é algo essencial para a construção de relações sólidas e duradouras com o consumidor”, reforça Kelly Cristina, gerente de Customer Experience da companhia. 

Nesta trilha de combinação entre físico e digital, a multicanalidade da RD impacta, aproximadamente 47,5 milhões de clientes ativos nas farmácias, no marketplace de produtos e na plataforma de saúde, que, juntos, geraram R$ 31 bilhões de receita bruta para a Companhia. 

Os canais digitais crescem em forte ritmo e se consolidam como uma ferramenta de transação comercial e de relacionamento com o cliente. Na comparação com o mercado, os canais digitais da RD cresceram 52,7%. Em 2022, a receita no on-line chegou a 11,1% das vendas totais. Entre os canais digitais, o aplicativo é preferência entre os clientes, com mais de 13 milhões de pedidos registrados neste canal, 54% de participação nas vendas digitais e faturamento de R$ 3,2 bilhões. 

A empresa tem 1,4 milhão de clientes assíduos digitalizados. Este público descobriu que comprar pelos sites e, principalmente pelos aplicativos da Droga Raia e da Drogasil pode ser prático e conveniente, porque é possível receber os produtos no endereço que a pessoa escolher ou também é possível usar o Compre e Retire, e pegar os produtos em até uma hora, na farmácia mais próxima, sem custo. 

O maior ativo da RD sempre será o cliente e oferecer uma experiência cada vez mais objetiva e funcional, na farmácia, nos sites e nos aplicativos, garante mais engajamento dos consumidores, potencializa a relação e a frequência de compras. 

Em um cenário onde a concorrência é acirrada e a preferência do cliente é disputada, o relacionamento próximo e empático torna-se um diferencial. E proporciona experiências memoráveis aos clientes. A RD é a prova de que é possível unir o contato físico e o digital com atendimento personalizado e uma ótima experiência de compra digital.