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UX Group leva para o Fórum E-Commerce Brasil 2024 inovações que melhoram a experiência do cliente digital

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A UX Group, ecossistema completo de inovações em tecnologia, logística e sustentabilidade, participa pelo quarto ano consecutivo do Fórum E-Commerce Brasil, principal evento de e-commerce da América Latina e o maior do segmento no mundo. O propósito é mostrar como, por meio da tecnologia e de seus projetos, consegue aprimorar a excelência e trazer mais eficiência operacional para as empresas que atuam no meio digital.

“A participação no Fórum E-Commerce Brasil é uma oportunidade única para a UX, pois o evento reúne em um só local os principais atores do setor de e-commerce nos dando a oportunidade de estarmos juntos aos nossos clientes, prospects e parceiros. Também, como players do mercado, é uma oportunidade de conhecermos as tendências e, claro, apresentarmos nossas soluções inovadoras, que não apenas atendem às demandas do mercado, mas também impulsionam o crescimento e a competitividade das empresas”, Caio Zamboni, CRO da UX Group.

O executivo explica que o perfil do consumidor e, consequentemente, do mercado mudou nos últimos anos. A satisfação plena do cliente é cada vez mais relevante nas estratégias de negócios. Para garantir a competitividade, em especial no ambiente digital, é preciso unir a excelência na experiência do cliente com uma operação mais ágil e eficiente. Nesse cenário, a integração entre os canais de vendas, as plataformas e a logística torna-se imprescindível.

E é exatamente esse o objetivo que a UX tem perseguido. Guiada pela tecnologia e por sua grande camada de integrações, a empresa leva a inovação para dentro das operações, viabilizando a melhor experiência de compra, e atuando com diferentes tipos de soluções, de ponta a ponta.

“O foco é melhorar a experiência digital em todas as etapas da cadeia do e-commerce,  do clique até o cliente. Automatizando processos, dando velocidade, segurança na informação que transmite para o cliente, além de visibilidade para a gestão de forma mais estruturada, alcançando melhor performance”, explica o executivo, que complementa “por isso queremos cada vez mais ser um ecossistema completo para uma experiência do cliente inovadora”. 

Entre as tecnologias próprias que fazem parte desse escopo, estão a de gestão de fretes, de transportes e da experiência do cliente. Todas podem ser integradas aos maiores players do mercado, garantindo a redução de custos, aumento na conversão de vendas e a satisfação dos consumidores. 

A integração entre plataforma, tecnologia para gestão e logística, permite que o embarcador tenha um maior controle de todas as etapas da operação, com painéis de indicadores on-line para uma melhor tomada de decisão. O benefício consiste em unificar a comunicação com um só parceiro, além de gerar tendências para crescimento de vendas e informações em tempo real para previsibilidade de riscos.

Já com a logística incorporada à tecnologia, a UX possibilita ao embarcador ter uma maior visibilidade do ciclo do pedido, garantir melhor prazo e preço de frete, atuar de forma independente e complementar à logística dos marketplaces.

“O valor da entrega tem um papel importante quando falamos dessa experiência que queremos entregar, atuando de várias maneiras. Para começar, sabemos que clientes apreciam a transparência nos custos. Saber antecipadamente quanto pagarão pelo frete cria uma sensação de confiança e satisfação. Calcular corretamente inclui estimar com precisão os prazos de entrega. Entregas no prazo, ou mesmo, antes do previsto, melhoram significativamente a experiência do cliente e aumentam a chance de compras futuras. Então é isso que estamos sempre buscando entregar”, complementa Zamboni.

Ainda na parte de logística,  hoje, conta com 3 centros de distribuição próprios em São Paulo e Santa Catarina. E com a expansão, que tem como foco  diminuir cada vez mais os prazos de entrega e melhorar a experiência do consumidor, até o fim de Julho expandirá a sua operação de fulfillment, implementando CDs na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e mais um em São Paulo. Além disso, atua com consultoria operacional (S&OP), apoiando no redesenho e otimização do centro de distribuição, considerando fatores como espaço, capacidade de armazenagem, sistemas de automação, gerenciamento do estoque e padronização de processos; e na gestão de transportadores no first mile, last mile e com PUDOs. 
 

Sustentabilidade 

Outra grande preocupação da UX está não só em gerar valor para os seus clientes como também para o meio ambiente. Caio Zamboni fala que a agenda ESG tem se tornado um pilar fundamental para empresas em todo o mundo. Ela representa um compromisso com práticas de negócios responsáveis e sustentáveis, indo além do lucro financeiro para considerar o impacto ambiental, social e ético das operações empresariais. A importância dessa agenda está intrinsecamente ligada à percepção dos consumidores e investidores sobre as marcas e organizações.

Nesse sentido, as soluções da UX ajudam a alinhar os negócios às melhores e reais práticas ESG. Entre elas estão last mile e ship from store realizados por mulheres, o motor de cálculo para neutralização do CO₂ emitido por pedido, com certificado nominal, aplicativos do first ao last mile para uma operação sem papel e green mile com motos elétricas e entregas 100% compensadas de carbono.

“Desenvolvemos o Ondetah, uma solução de gestão logística que permite a integração de toda a cadeia logística, desde a gestão de pedidos, até a coleta, roteirização, gerenciamento de entregas e acompanhamento em tempo real do status das operações. Com ele, é possível ter uma visão completa e integrada da cadeia, ajudando a otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações. Além disso, a solução oferece diversas funcionalidades, como a gestão preditiva de ocorrências, além da possibilidade de personalização das entregas conforme as necessidades do cliente, acompanhamento da localização dos veículos em tempo real e a gestão da comunicação com os clientes durante toda a entrega”, explica Zamboni.

Por meio da Ondetah, o cliente pode fazer a compensação de carbono pré ou pós-compra. Isso só é possível por meio de um algoritmo que calcula por volume do pedido e distância a quantidade emitida, isso é tecnologia a favor do meio ambiente.

Para todos os tipos de negócios

Vale ressaltar, que as soluções UX são compatíveis às mais diversas plataformas de e-commerce e marketplaces, independente do perfil, seja ele B2C ou B2B, e tamanho do negócio. Para grandes empresas, possui integração via API com as principais plataformas de e-commerce do mercado. Além disso, para o segmento de pequenas e médias empresas, dispõe de uma plataforma One-Stop Shop, que incorpora as soluções UX como funcionalidades nativas para uma jornada de venda simplificada ao seller em constante crescimento.