“O meu cabelo anda tão ressecado.” Quem nunca disse ou ouviu alguém dizer essa frase durante o verão? A preocupação com os efeitos da exposição extrema ao calor, sol, mar e piscina é uma grande oportunidade para quem vende produtos para esse segmento específico do mercado de beleza.
A procura por itens com proteção solar, antifrizz e proteção praia/piscina aumenta nessa época do ano, uma tendência que coloca os sellers com bons portfólios no radar da RD Saúde Marketplace. “O nosso propósito é sempre oferecer variedade com qualidade. O Brasil é uma verdadeira potência no segmento, muito influenciada pelas redes sociais e pela diversidade de nosso povo, que busca diferentes produtos para diferentes tipos de cabelo”, diz Felipe Rabelo de Paula, gerente de e-commerce da RD Saúde.
O país é conhecido mundialmente por ser um dos lugares mais vaidosos do mundo. Segundo pesquisa do Euromonitor International, realizada em 2023, o Brasil figura entre os três principais mercados de perfumaria e cosméticos do mundo. Já os dados da última Beauty Fair, um dos maiores eventos de beleza da América Latina, mostram que o setor é responsável por movimentar 4% do PIB brasileiro e gera mais de 5 milhões de postos de trabalho. Com os cabelos não seria diferente, e o verão potencializa ainda mais um mercado vigoroso o ano inteiro.
“O calor extremo traz foco maior na proteção solar, tudo é buscado para ter mais leveza e mais naturalidade. Desde a tendência de cor até os cortes, as pessoas querem o que é mais leve, mais solto, querem texturas mais fluidas. Os aromas mais cítricos, mais refrescantes, são mais procurados”, explica Lindssy Vieira, coordenadora de Educação do Grupo KAMI CO, dono da empresa Hair Pro, parceira da RD Saúde Marketplace.
Em um mercado tão dinâmico e sujeito aos efeitos das estações do ano, sellers e plataformas precisam estar o tempo todo atentos. O que é tendência hoje, pode deixar de ser amanhã. “Todo profissional de beleza precisa se especializar, se adaptar muito mais rapidamente do que em outras áreas. O básico em algum momento é um tipo de corte, ou um tipo de cor, tudo o que acontece na área capilar muda muito rápido”, completa Lindssy.
O time da RD Saúde Marketplace não só concorda com a avaliação de Lindssy Vieira como tem uma explicação para a velocidade cada vez maior com que novas tendências surgem e desaparecem. “O consumidor sempre tem alguém nas redes sociais, influenciadores que consomem produtos, e as pessoas costumam ter essas pessoas como um espelho. Hoje, quando você vai comprar um produto para o cabelo, você acaba procurando um review”, afirma Felipe Rabelo de Paula.
As plataformas especializadas em saúde, bem-estar e beleza ajudam o consumidor a encontrar os produtos capilares específicos para o verão – trata-se de um público exigente e que não busca mais só xampu e condicionador, mas tratamentos especializados. Os sellers já perceberam os efeitos positivos desse tipo de parceria. “A nossa experiência com a RD Saúde Marketplace nos surpreendeu. A relação não se limita a aspectos comerciais, mas se expande para a valorização do esforço conjunto em alcançar objetivos compartilhados. Existe uma colaboração ativa com o time RD para identificar novas oportunidades de negócios e melhorar a performance”, ressalta Jacqueline Bonifacio, gerente comercial da Hair Pro.
Ainda dá para aproveitar as oportunidades do mercado de cabelo neste verão, mas não há tempo a perder. Por isso, a RD Saúde Marketplace tem duas dicas valiosas: fique atento à personalização – o cliente, cada vez mais quer ter certeza de que o produto foi pensado para ele. E esteja antenado ao fenômeno recente da “skinificação” dos cuidados com o cabelo, termo que faz referência ao skincare, que abrange rotinas diárias de atenção à pele.