O mercado de cartão presente movimenta R$ 10 bilhões ao ano e até 2024 poderá superar a marca de US$ 221 bilhões, segundo o relatório Global Gift Card Survey. O Brasil está inserido nesse ecossistema ocupando a 8ª posição no ranking global de vendas, e a Páscoa de 2022 é um sinal evidente de que brasileiro adora presentear parentes e amigos com gift cards.
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Nas lojas físicas, sobretudo no segmento varejista, onde os cartões presentes têm grande penetração e fatia de mercado, a projeção de aumento no percentual de vendas para a Páscoa deste ano é de 313% diante dos 551% registrados em 2021 na comparação com 2020. Já no e-commerce, a perspectiva de crescimento é de 29% ao que foi registrado no ano anterior, 220% no percentual de vendas de 2020.
Comportamento do consumidor de gift cards
Esses dados são projetados pela Todo, retailtech especializada na tecnologia de venda, logística, distribuição e gestão de cartões presente — pertence a InComm Payments, maior empresa de gift cards do mundo. Além da projeção de crescimento, o levantamento revela um comportamento do consumidor: a preferência de comprar cartões presente em lojas físicas, principalmente nas lojas e marcas varejistas, em relação à compra nos marketplaces online ou e-commerces.
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“O consumidor brasileiro ama cartões presentes, principalmente quando se trata de uma data tão simbólica e especial para a nossa cultura como a Páscoa. Com a retomada das compras em ambiente físico, toda a cadeia produtiva é impulsionada a pensar novas e diferentes maneiras de surpreender o consumidor pela experiência”, diz João Espíndola, responsável pela fundação da startup e, hoje, gerente geral da Todo.
Empresas líderes na venda de gift cards
Durante a pandemia do ano passado, na Páscoa, o setor de vestuário liderou o ranking dos cartões presentes mais vendidos no e-commerce. Entre as lojas que mais se destacaram estavam:
- Centauro;
- Tok&Stok;
- Outback;
- Arezzo;
- Nike;
- e Hering.
Nas lojas físicas, estavam no topo do volume de vendas:
- Eletrolux;
- Lojas Cattan;
- Lojas Leader;
- Midea Carrier;
- Milium;
- e Lojas JB.
Crescimento no varejo
A projeção de crescimento da venda de gift cards acompanha a alta de 0,8% que o varejo brasileiro obteve no início do ano, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor resultado do varejo nos últimos três anos, mas ainda abaixo do crescimento verificado antes da pandemia da Covid-19.
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Em março deste ano, o varejo paulistano (que concentra o maior número de vendas e lojas do segmento) teve alta de 2% em março em comparação com o mês anterior. Tais dados são do Balanço de Vendas, indicador do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV-ACSP).
Apesar de estar longe de um cenário totalmente otimista, de março de 2021 a março de 2022 o crescimento foi de 77%, segundo o relatório do IEGV-ACSP.
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