Mais da metade dos consumidores de produtos alimentícios comprados online disseram que estão aumentando a quantidade de compras na internet. Estima-se que as compras online desses consumidores tenham crescido mais de 29% no último ano, sendo que 19% dessas vendas são feitas semanalmente, de acordo com uma nova pesquisa encomendada pela Door to Door Organics.
A maioria dos consumidores usam múltiplas lojas físicas por semana. Apenas 13% dos entrevistados disseram que encontram todos os itens que precisam em uma única loja, enquanto 34% procuram duas lojas por semana, e 53% compram em três ou mais lojas por semana – online e offline, segundo informações do Supermarket News.
Daqueles que compraram mantimentos online, 23% disseram não compram produtos frescos/perecíveis. Além dos consumidores de itens perecíveis, 57% disseram estar desapontados em relação à qualidade ou frescor dos produtos pelo menos uma vez no ano passado.
58% dos entrevistados sentiam-se mais confiantes em relação às compras online, se os produtos fossem coletados ou empacotados recentemente e 51% estariam mais confortáveis se pudessem comprar de algum produtor rural local.
As compras online de produtos alimentícios têm aumentado rapidamente nos últimos anos com a expansão dos serviços de entrega desses produtos como Instacart, Peapod, FreshDirect e até mesmo do Amazon Fresh. Para competir nesse mercado, muitos supermercados estão oferecendo também a possibilidade de comprar online e retirada na loja física ou opção de entrega.
Fonte: Fierce Retail