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Whirlpool prova, no Fórum E-Commerce Brasil 2023, que não há experiência incrível no ambiente digital sem pensar em qualidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No dia 26 de julho, às 12h25, no palco Soluções do Fórum E-Commerce Brasil 2023 , o Co-founder & CEO da Sofist, Bruno Abreu, receberá o Data, Enterprise Architecture & IT Strategy Senior Manager da Whirlpool, Felipe Moura. Os executivos vão apresentar a estratégia adotada para levar aos consumidores a melhor experiência possível no ambiente digital da Whirlpool, tendo como referência a reputação bem sucedida das marcas da companhia, como Brastemp e Consul.

Sofist - Whirpool - Fórum E-Commerce Brasil 2023
(Foto: Reprodução)

Durante o encontro, Bruno e Felipe irão demonstrar, com exemplos reais, como o desafio da Whirlpool foi trabalhado ao implementar uma cultura de qualidade de software em todas as etapas do processo de desenvolvimento, o que gera maior capacidade de antecipação de problemas.

Sofist é uma consultoria especializada em engenharia de software que ajuda a prevenir e reduzir problemas na jornada dos usuários e está mais um ano presente no Fórum E-Commerce Brasil 2023. Com suas soluções no estande D24, a empresa tem na Whirlpool, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, um parceiro de longa data, com muitos resultados concretos que permitem discutir a importância da qualidade de software para a experiência digital dos consumidores.

A vivência conjunta das duas empresas parceiras provou, ao longo do tempo, que, em produtos digitais, como aplicativos e sites, há uma máxima: não há como fugir do conceito de qualidade de software quando uma empresa se propõe a entregar experiência fluida para o usuário. Negligenciar qualidade é conviver com falhas que culminam desde problemas de usabilidade até lentidão de carregamento e instabilidade (chegando a períodos fora do ar). Todos estes entraves, na realidade de um e-commerce, representam perdas financeiras pesadas. Em alguns casos, irreversíveis.

Qualidade ajuda a entregar experiência

Muitos outros casos na trajetória da Sofist corroboram com o case Whirlpool, que será levado para os visitantes do Fórum E-Commerce Brasil 2023. O evento contará com mais de 25 áreas de conteúdo, mais de 250 horas de experiências e mais 300 palestrantes.

Um deles é a também parceira da Sofist, a Arezzo&Co, grupo que reúne marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri, Reserva e Vans, além do marketplace ZZ MALL, consolidou seu ecossistema digital investindo em cultura de qualidade.

Em 2014, a empresa trouxe uma plataforma de e-commerce internacional para o Brasil e precisou testar o produto. Com a ajuda da Sofist e seu método exclusivo chamado One Day Testing, a Arezzo&Co obteve feedbacks rápidos e precisos.

Desde então, a parceria amadureceu, assim como as práticas de qualidade, levando os aplicativos móveis da Arezzo&Co a representarem mais de 50% das receitas das principais marcas. Hoje, o faturamento dos canais online supera a marca de R$ 1 bilhão, frente aos R$ 43,8 milhões de 2014.

O segredo para o CDO da Arezzo&Co, Maurício Bastos, está na ideia citada pelo presidente da Microsoft, Satya Nadella, em seu livro, “Aperte o F5”, de que confiança é igual a consistência x tempo. “Isso, no digital, se traduz pela estabilidade. Se você não tem, também não tem a confiança dos clientes”, ressalta Maurício.

Por isso, a Arezzo&Co trata a cultura de qualidade de software como peça integrada de todos os segmentos de trabalho na companhia e não apenas como meros testes em partes do processo de desenvolvimento.

O mesmo vale para a Whirlpool, que já celebra resultados da cultura de qualidade em seus processos e pensa nos próximos passos desta jornada. Certamente, haverá muita história para contar na palestra do Fórum E-Commerce Brasil 2023.

Bom para os participantes. Bom para os consumidores.