Mais de 25 milhões de pequenas empresas possuem páginas no Facebook. A sua empresa é uma delas?
O Facebook provou ser uma ótima plataforma social para divulgação de empresas. Você não paga nada para criar uma fanpage e inserir elementos que engajam localmente com sua audiência. Crie maior aproximação com seus clientes no Facebook, pois é lá que eles se conectam com seus amigos e familiares.
Nesse artigo vou apresentar seis dicas de como impulsionar o seu negócio localmente usando o Facebook.
1. Complete a seção ‘Sobre’
Muitas empresas ignoram a importância da seção ‘Sobre’. Não seja uma delas.
Esse é o espaço reservado para informar os usuários sobre quem você é, onde você está localizado, horário de funcionamento e, acredite, até mesmo opções de estacionamento nos arredores. Essas informações também podem deixar o seu negócio mais fácil de ser encontrado pela ferramenta de busca do Facebook.
Certifique-se de que o endereço da sua loja esteja preenchido corretamente. Informar seu endereço não ajuda somente seu consumidor a te encontrar fisicamente, o Facebook também utiliza essa informação em alguns algoritmos de busca.
Quando um lead estiver procurando por uma loja nas proximidades que ofereça serviços e produtos semelhantes aos seus, tenha certeza que sua página será facilmente encontrada no Facebook.
O Facebook também fornece um mapa com a sua localização, dessa forma seus clientes poderão encontrar sua loja mais facilmente.
Você também pode incluir o número de telefone, endereço de e-mail, website, horários de funcionamento – e eu não esqueci – estacionamentos próximos. Aproveite isso. Quanto mais simples estiver para seus clientes encontrar e entrar em contato com a sua empresa, maior será a probabilidade de que ele faça uma compra.
2. Promova-se entre as empresas locais
Uma das coisas mais impressionantes em mídia social atualmente é que está cada vez mais fácil se socializar através da internet.
O simples fato de você estar lendo esse texto no blog Ecommerce Brasil já me diz que você é bom em relacionamentos. Você possui um e-commerce? Uma rede de empresas? Você se envolve em eventos da indústria na qual a sua empresa está inserida? Você faz parcerias com outras empresas para organizar concursos e promoções?
Compartilhe sua parceria no Facebook compartilhando um link para a página do seu parceiro.
Veja abaixo um exemplo (que eu acabei de criar), linkando para o evento E-commerce Week.
Se você tem boas relações, estimule seus parceiros a responder e direcionar de volta para sua página. Essa é uma ótima forma de estreitar seus relacionamentos e, claro, conseguir mais alguns likes de pessoas interessadas em seu negócio e com grande potencial de engajamento com sua página.
3. Amostra de apreciação por clientes locais
Essa é uma das minhas táticas favoritas no Facebook. O Walmart usa essa tática semanalmente. Eles organizam a campanha “A foto divertida da semana”. Toda semana eles hospedam em sua página do Facebook concursos de fotos e escolhem 5 delas para aparecer na foto de capa da página.
Mas você não precisa alterar sua foto de capa agradar seus Fãs. Ao invés disso você pode apenas publicar atualizações que valorizem seus melhores clientes. Você pode até destacar o post para dar ainda mais ênfase.
Mostre apreciação por:
- Clientes fieis
- Vencedores de concursos no Facebook (e também os participantes)
- Heróis da comunidade
- Atletas locais
Quanto mais você mostrar sua apreciação, mais seus clientes vão apreciar a sua empresa e você. Eles estarão mais dispostos a compartilhar suas publicações com os amigos e familiares também (eles irão espalhar sua marca através do conhecido marketing de boca-a-boca).
Obtenha mais resultados com essa tática ao mostrar apreciação por grupos e equipes locais.
4. Forneça conteúdo relacionável
Para aumentar o engajamento em sua página você precisa publicar conteúdo que seja interessante para os seus clientes.
Planeje sua estratégia de publicação a fim de incluir:
- Estilo de vida dos clientes
- Dicas de produtos
- Eventos da comunidade
- Fatos relevantes
- Publicações interativas como concursos, questionários, pesquisas
- Alguns produtos
Imagens são sem dúvidas as publicações mais compartilhadas na página.
Faça o upload da imagem completa, diretamente para o post (não envie a partir de um link). Atualmente o tamanho máximo para imagens no Facebook é 403 X 504 pixels (perfeitamente você poderia incluir uma imagem de 1200x1200px). Um link compartilhado somente entrega imagens de 377x197px.
5. Distribua cupons
Você usa cupons para atrair clientes para a sua loja? Você os utiliza no Facebook também?
Cupons há muito tempo têm atraído novos e antigos clientes para lojas. Mas hoje você também pode oferecer cupons online. Você pode torná-los exclusivos para seus fãs no Facebook. Ou publicá-los diretamente no seu site, blog, Twitter, Pinterest, etc.
Por que você não usa cupons no Facebook?
Isso é ótimo, pois você economiza os custos de impressão e distribuição.
Existem muitos aplicativos que podem tornar a criação de seus cupons super simples. Muitos desses aplicativos são oferecidos a preços bem competitivos e muito mais baratos do que os tradicionais cupons impressos.
Cupons no Facebook são muito fáceis de compartilhar.
Se você oferecer aos seus fãs ótimas ofertas, eles estarão mais dispostos a compartilhar seus cupons com os amigos mais próximos no Facebook. Visto que os amigos mais próximos deles provavelmente compartilham os interesses de seus fãs, eles também são considerados parte da sua audiência. Garanta que seus cupons sejam compartilháveis e influencie ainda mais clientes a visitar sua loja (você pode até criar promoções de indicação e incentivar ainda mais o compartilhamento).
Você pode oferecer cupons regulares para criar habito em seus consumidores.
Cupons no Facebook são fáceis de configurar – do começo ao fim. Eles podem ser facilmente integrados às suas demais estratégias de marketing.
6. Segmente sua audiência por localização
Outra ótima funcionalidade do Facebook é a capacidade de segmentar as atualizações por localização. Isso é perfeito para o seu negócio atrair a audiência localmente.
Você também pode mudar a localização na aba local quando estiver fazendo suas postagens.
Usando segmentação por localização em suas publicações, seus post possivelmente serão mais vistos pelos seus fãs regionais.
Para segmentar ainda mais o marketing no Facebook por localização geográfica, use os anúncios no Facebook. Publicidade no Facebook é uma das ferramentas mais segmentadas que podem ser usadas para o marketing da sua empresa – também com o melhor custo benefício, uma vez que você só paga quando alguém clica em seu anúncio.
Você especificar exatamente quem verá seu anúncio por localização, interesses e até mesmo relacionamento.
Conclusão
Empresas locais estão crescendo no Facebook todos os dias. Use essas dicas para impulsionar o seu marketing e atraia mais tráfego para a sua loja.
Você possui uma empresa? Como você divulga sua empresa seus clientes locais? Compartilhe suas dicas.