O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 29, a plataforma de medição e ad serving Atlas. O objetivo da rede social é investir no marketing baseado em pessoas reais, permitindo aos anunciantes alcançar a audiência no momento certo, independente do dispositivo, medir o impacto verdadeiro no crescimento de vendas e compreender a “jornada do consumidor”, desde o primeiro contato com a marca até à efetuação da compra, seja online ou off-line.
A justificativa do Facebook para o lançamento da nova plataforma é a ineficiência dos cookies. Segundo a empresa, eles não funcionam no mobile, são imprecisos na segmentação demográfica e são incapazes de medir o processo de compra do consumidor nos navegadores, dispositivos móveis e no ambiente off-line.
O Facebook ainda afirma que o Atlas é uma entidade separada da rede social, sendo imparcial na medição e produção de relatórios para publishers, e é vendido separadamente. Assim como a atual segmentação de anúncios da empresa, a nova plataforma não requer o nome do usuário ou informações de contato com anunciantes. As marcas terão acesso apenas ao tamanho do público-alvo, combinado com dados demográficos básicos sobre a audiência que querem atingir. O serviço também mostra as “conversões interrompidas” – quando uma pessoa é exposta a um anúncio em um dispositivo, mas a conversão ocorre em outro.
O Atlas busca solucionar o problema de cross device por meio da segmentação, além de conectar campanhas online a vendas off-line e, assim, provar o impacto real das ações digitais. A primeira agência a firmar parceria com a plataforma foi a Omnicom. Outros segmentos, como o Instagram, como publisher, já utilizam o serviço para medir e verificar impressões de ads. Antiga propriedade da Microsoft, o Atlas foi comprado pelo Facebook no ano passado por US$ 100 milhões.