Logo E-Commerce Brasil

Painel discutirá Black Friday e perfil do e-consumidor brasileiro

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

No próximo dia 5, às 10h30, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), a Braspag e o Busca Descontos promovem o painel “Turbinando o Black Friday Legal”, que discutirá o perfil do consumidor online brasileiro e as expectativas para o Black Friday 2014. Voltado para os varejistas, o evento inicia a contagem regressiva para o grande dia de promoção do e-commerce, que acontece no dia 28 de novembro. Os lojistas aproveitarão para assinar o Código de Ética do programa Black Friday Legal – termo em que se comprometem a praticar ofertas reais e a não maquiar preços durante a promoção.

O evento terá transmissão ao vivo pela Internet, pelo site www.camara-e.net/blackfriday/online e os internautas poderão fazer perguntas aos palestrantes.

O painel será mediado pela jornalista Marcia De Chiara, do jornal O Estado de São Paulo, e contará com a participação de:

• Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. Lopes apontará as tendências de consumo no e-commerce;

• Gastão Mattos, CEO da Braspag, líder em soluções de meios de pagamento na América Latina, apresentará o fluxo de vendas durante as 24 horas da Black Friday 2013 e a projeção de vendas para 2014;

• Pedro Eugênio, fundador do Busca Descontos, empresa que trouxe o Black Friday para o Brasil. Eugênio discutirá os resultados de uma pesquisa sobre o consumidor no Black Friday e falará sobre a importância dos lojistas protegerem a data;

• Jack London, pioneiro da internet brasileira e um dos fundadores da camara-e.net. London falará sobre as mudanças de comportamento do e-consumidor;

• Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-Commerce, Unidade de Negócios do IBOPE focada na medição do comércio eletrônico. Crivellaro apresentará informação inédita sobre o perfil de consumo do brasileiro na internet, considerando datas promocionais;

Logo após a discussão da mesa, participantes e jornalistas poderão fazer perguntas aos palestrantes sobre cada tema e sobre a Black Friday 2014. Em seguida, haverá a cerimônia de assinatura do Código de Ética da camara-e.net para o programa Black Friday Legal.

“O consumidor brasileiro está cada vez mais sofisticado e informado, em condição de separar o “joio do trigo” no mundo digital, diz Ludovino Lopes. “É importante que as empresas sigam um código de conduta e práticas de transparência para que um evento importante como o Black Friday continue dando certo e a relação com o consumidor se aperfeiçoe cada vez mais. Sociedade e empresas só têm a ganhar com isso”, complementa Lopes.

“A Black Friday vem se tornando a data mais importante para o comércio eletrônico brasileiro. Em 2013, o volume de transações ultrapassou a época do Natal, até então insuperável em vendas do nosso calendário promocional. O fortalecimento desse evento é estratégico para as lojas online brasileiras, pois antecipa e dilui as vendas do Natal, tornando menos crítica, por exemplo, a logística de entregas nesse período, afirma Gastão Mattos.

Para Pedro Eugênio, idealizador do Black Friday no e-commerce brasileiro, o Black Friday Legal é uma ação importante para proteger os consumidores e a credibilidade do dia de promoções como um todo. “Buscamos a parceria da Câmara para elaborar um código de ética prático e didático. Este será o segundo ano que a ação acontece e acredito que o consumidor tem muito a ganhar com o selo e o código.”

Serviço

Painel: Turbinando o Black Friday Legal

Quando: 5/11, das 10h30 às 12h30

Onde: Shopping Iguatemi

Espaço de Eventos da Livraria Cultura

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232,

Jd. Paulistano, São Paulo (SP)

Programa

10h30 – Recepção dos convidados

10h45 às 11h45 – Início do painel de discussão sobre o e-consumidor brasileiro, com os convidados: Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net, Gastão Mattos, CEO da Braspag, Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, Alexandre Crivellaro, diretor executivo do Ibope, e Jack London, pioneiro da internet no Brasil e um dos fundadores da camara-e.net. Mediação: Marcia de Chiara, repórter do jornal O Estado de São Paulo.

11h45 às 12h15 – Sessão de perguntas dos jornalistas e participantes

12h15 às 12h30 – Assinatura do Código de Ética do Black Friday Legal e Encerramento

Informações e inscrições: blackfriday@camara-e.net