Faltam poucos dias para o Natal e o empreendedor antenado pode adotar 3 simples medidas para aumentar as vendas. Como todo ano, nesta época, as lojas físicas lotam de consumidores ansiosos por encontrar ofertas e presentear entes queridos. Mas, nas entrelinhas da compra física, estão: estacionamentos lotados e filas intermináveis. E é aí que você pode se diferenciar e destacar sua loja.
1) Comunique os benefícios da compra online
Nestes últimos dias, antes do Natal, inclua nos seus e-mails marketing, página do Facebook e site os benefícios de comprar na sua loja virtual, como a comodidade de não ter que pegar filas, procurar por vagas para estacionar ou ainda se expor ao tumulto das ruas dos grandes centros de compra. Mostre o quanto é mais prático comprar on-line.
2) Organize seu estoque e prazo de entrega
O Natal já está chegando e muitos consumidores podem deixar de comprar na sua loja virtual por conta do prazo de entrega. Verifique seu estoque e veja quais produtos e para quais regiões você consegue entregar em poucos dias e a tempo do Natal. E, claro, sinalize isso no seu site e nos seus meios de comunicação. Por exemplo, se você vende bolsas na internet, naquelas que você pode entregar rapidamente, inclua na descrição ou insira um selinho indicando.
3) Ofereça um ambiente seguro
Essa medida é básica. Alguns consumidores ainda têm medo de comprar on-line por conta do roubo de dados. Sabemos que obrigatoriamente um site para vender na internet precisa de um Certificado SSL para garantir segurança aos internautas. E aí, a sua loja tem um SSL? Ele está válido? O Certificado SSL tem validade e precisa ser renovado, de tempos em tempos. Fique atento, pois caso esteja expirado, ao acessar o seu site, o potencial cliente verá mensagens que indicarão um ambiente não seguro.
Outro ponto importante é divulgar a segurança do seu site. Vale incluir em banners, na tela do check-out e também nas suas comunicações com os clientes que o seu site é seguro.
Mas, como sempre escrevo aqui na coluna, vale a pena observar também qual Certificado SSL você usa na sua página. Certifique-se de que a empresa emissora tem uma história ética e limpa no mercado, porque, do contrário, o internauta pode desistir de comprar no seu site, mesmo que ele tenha o SSL.
A regra é básica: na hora de investir em um Certificado Digital SSL opte por uma empresa séria e reconhecida pelos internautas. As notícias sobre roubo de dados estão quase todos os dias na mídia, por isso vale a pena investir em segurança para conquistar a confiança do consumidor.
Se você tem dúvida sobre qual empresa escolher é simples: entre nas lojas virtuais mais conhecidas e veja qual Selo de Segurança, imagem que indica a presença do SSL, elas usam.