Hoje, é inimaginável pensarmos num e-commerce que não seja capaz de se adaptar às telas dos dispositivos móveis, e que não esteja pronto para oferecer uma excelente navegação através deles. Afinal, 87% dos consumidores brasileiros utilizam os smartphones para fazerem as suas compras online, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito. Isso sem mencionar que o celular também é um dos principais aparelhos a serem utilizados no início da jornada de compra, quando os consumidores ainda estão pesquisando informações sobre os produtos que almejam adquirir.
Tendo isso em mente, reunimos, neste artigo, três dicas práticas para aprimorar a usabilidade do seu e-commerce no mobile. Além disso, mostraremos o que a “zona do polegar” tem a ver com a interface da sua loja virtual nos dispositivos móveis, e por que é importante pensar nisso na hora de criar o design do seu site.
Entenda como os usuários manuseiam os smartphones
Antes de saber quais medidas são importantes para garantir que o seu e-commerce tenha uma usabilidade ainda melhor no mobile, é fundamental entender a maneira como as pessoas manuseiam os smartphones. É nesse ponto que entra em cena o conceito de “zona do polegar”. O termo foi criado pelo americano Steven Hoober com a finalidade de nomear a área mais confortável ao toque nas telas dos dispositivos móveis.
De acordo com uma pesquisa realizada por Hoober, em 2013, 49% das pessoas mexem no dispositivo com apenas uma mão, 36% apoiam com uma mão e mexem com a outra, e 15% utilizam as duas mãos. Além disso, a pesquisa mostrou que 72% dos usuários usam o polegar sobre a tela, enquanto apenas 28% utilizam o indicador. O polegar direito é o mais utilizado (67%), ao passo que 33% manuseiam o aparelho com o polegar esquerdo.
Dicas para melhorar a usabilidade no mobile commerce
Ao compreender o que é a “zona do polegar” e como as pessoas utilizam os dispositivos móveis, sobretudo os smartphones, confira três práticas para que o seu e-commerce ofereça uma experiência ainda melhor aos consumidores, evitando, portanto, desistências e abandono de carrinho.
1. Invista no mobile first
O mobile first é uma técnica extremamente importante quando o objetivo é tornar a experiência de um site superior no mobile. Através dessa estratégia, a arquitetura e o desenvolvimento do e-commerce têm foco inicial nos dispositivos móveis. Por isso, a navegação na loja por meio desses aparelhos tende a ser mais descomplicada e rápida. Além disso, melhora o ranqueamento do site nos buscadores, que analisam a sua responsividade na hora de indexá-lo no resultado de busca.
2. Conte um design estratégico
Na hora de criar o design do seu e-commerce, é fundamental relembrar o conceito de “zona do polegar”. A área superior, principalmente à esquerda, é a mais difícil de as pessoas clicarem com o polegar. Por isso, a ideia é organizar os ícones e os botões mais importantes explorando o meio e a parte inferior da tela, para o lado da direita. O principal objetivo, nesse caso, é evitar que os usuários precisem mudar o celular da posição mais conveniente. Isso reduz o trabalho e torna a experiência mais breve e agradável.
3. Faça teste A/B
O teste A/B é uma tática bastante interessante para entender o comportamento dos seus consumidores dentro do seu e-commerce. Ele compara duas versões de determinadas páginas da loja, com diferenças sutis, a fim de identificar qual interface é mais assertiva e traz mais conversões. Para isso, você pode contar com uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google, denominada Google Analytics Content Experiments. Ela exibe as páginas aos usuários aleatoriamente, além de disponibilizar dados capazes de trazer conclusões tangíveis.
Através dessas dicas, os resultados do seu e-commerce no mobile certamente serão ainda melhores. Agora, é só colocá-las em prática, e levar a sua loja virtual a um próximo nível.