No primeiro semestre de 2023, houve dois milhões de tentativas de fraude no comércio eletrônico no Brasil, de acordo com o levantamento da ClearSale.
Apesar de o número representar uma queda de 50% em comparação com o mesmo período do ano anterior – o que se deve à desaceleração do comércio eletrônico -, as fraudes são uma realidade no país e motivo de atenção de todos os players do mercado.
Nesse sentido, o 3DS 2.0 é uma nova tecnologia disponibilizada no mercado que desponta como uma tendência para elevar o nível de segurança das compras não presenciais.
Você sabe o que é o 3DS e os benefícios dessa novidade para o seu negócio digital? É o que você poderá conferir neste artigo!
O que é 3DS?
O 3DS é um protocolo criado e mantido pelo órgão que regula transações de cartão de crédito e débito em nível global, o EMVCo (Enabling Seamless and Secure Payments Worldwide).
Em linhas gerais, o 3DS possibilita que as informações sobre a transação, o método de pagamento e o dispositivo utilizado para a compra sejam trocadas em tempo real pelos meios de pagamento, bandeiras e emissores.
O 3DS 2.0 é uma atualização dessa tecnologia que fornece um volume de dados muito maior durante o fluxo de comunicação, o que torna a autenticidade das transações muito mais assertiva. Assim, as transações podem ser autenticadas e aprovadas com muito mais segurança.
A sigla 3DS significa Three Domain Secure. Ou seja, é uma autenticação que passa por três domínios essenciais do arranjo de pagamentos:
1. Adquirente;
2. Emissor;
3. Interoperabilidade (bandeiras e meios de pagamento).
É o mesmo 3DS do cartão de débito?
No passado, esse protocolo de segurança era utilizado somente em transações não presenciais de cartão de débito, tornando-as muito mais seguras, mas com certa fricção para o consumidor final – o que explica a baixa adesão do cartão de débito no ambiente digital.
Agora, o 3DS ganha uma atualização, tornando-se o 3DS 2.0, que traz muitos benefícios para o arranjo de pagamentos como um todo e se estende às compras digitais com cartão de crédito, tornando esse fluxo muito mais fluido.
Benefícios do 3DS 2.0 para o e-commerce
O 3DS 2.0 é uma importante ferramenta de segurança para clientes, lojistas e demais players do arranjo de pagamentos em compras não presenciais. Confira a seguir os seus principais benefícios para os negócios digitais.
Maior conversão
O 3DS é uma autenticação feita pelo próprio emissor do cartão. Ou seja, é a própria instituição que fornece o cartão que faz a validação de segurança, verificando se aquela compra é idônea.
Dessa forma, a transação é aprovada com muito mais facilidade por bandeiras e emissores, aumentando a conversão de pagamentos. De acordo com um levantamento da Visa, o 3DS reduz em 70% o abandono de carrinho.
Menos fraudes e chargebacks
Essa tecnologia agrega muito mais segurança na validação de identidade do consumidor. Por isso, o risco com fraudes e consequentes chargebacks torna-se quase nulo.
Além disso, o 3DS 2.0 muda um ponto muito importante do arranjo de pagamento: o risco da transação (fraudes) passa a ser do emissor. Assim, os lojistas que optam por fazer a autenticação do 3DS não precisam contar com análises de risco.
Aprovação instantânea
As transações autenticadas com 3DS têm aprovação instantânea pela bandeira, tornando o fluxo da transação muito mais ágil e fluido para o lojista e o consumidor final.
Experiência mobile
A atualização do 3DS 2.0 é nativa mobile. Dessa forma, o fluxo transacional torna-se muito mais fluido, independentemente do canal da compra, seja no desktop, smartphone, tablet etc.
Benefícios para o consumidor
Por todos os pontos mencionados anteriormente, a experiência de compra e a segurança do cliente são melhoradas com o 3DS 2.0.
Vale lembrar que o consumidor ainda precisa fazer validações de segurança para a transação ser aprovada, mas elas são mais ágeis e simples, tanto que o tempo da transação é reduzido em 85%, segundo um levantamento da Visa sobre o 3DS.
Em alguns casos, essa aprovação pode ainda ser silenciosa, ou seja, o cliente não precisa realizar nenhuma ação para que a sua identidade seja validada.
Como funciona o 3DS?
No momento em que o cliente efetua uma compra em um e-commerce que faz uso do 3DS, uma requisição é enviada pelo meio de pagamento para o banco emissor, passando pela bandeira de cartão, para que a compra seja autenticada.
Fica a cargo do emissor do cartão checar as informações coletadas pelo meio de pagamento e solicitar ao consumidor final uma validação de segurança, chamada de SCA (Strong Customer Authentication ou autenticação forte, em português).
Essa autenticação varia de acordo com as políticas do próprio emissor, podendo ser feita via SMS, Face ID, biometria, token do internet banking etc.
Após a autenticação de identidade do comprador, o emissor avalia o risco da transação, aprovando-a ou não.
Como ter o 3DS no seu e-commerce?
O 3DS é uma autenticação que deve ser solicitada antes de a transação ser criada. Isso significa que os lojistas e empreendedores digitais podem pedir ao meio de pagamento com o qual trabalham para que as compras feitas no seu negócio sejam autenticadas via 3DS.
Apesar de ser uma autenticação feita pelos emissores, não cabe ao cliente solicitar essa camada de segurança em seu banco, mas sim aos lojistas solicitarem por intermédio de sua tecnologia de pagamento. A partir disso, todas as transações que passarem pela loja virtual estarão devidamente protegidas via 3DS.
Vale destacar que, até o momento, o 3DS é uma tecnologia que o lojista pode optar por adicionar na sua loja. Mas a previsão é de que, para 2024, as transações que não contarem com o 3DS sejam taxadas de uma forma mais agressiva pelas bandeiras de cartão.
Essa medida visa ter um movimento de mercado mais rápido para a utilização do 3DS, criando um ecossistema com muito mais segurança e performance para negócios digitais e consumidores.