default
Publicidade: default

4 erros comuns de SEO B2B que sabotam o custo por lead

default
Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

default
Foto de Stephen Phillips – Hostreviews.co.uk na Unsplash.

Ao estabelecer um esquema SEO B2B, é preciso buscar atingir o público certo da forma mais inteligente possível. Mas, afinal, como podemos melhorar o custo por lead (CPL) de forma inteligente?

Reduzir os custos por contato interessado é o desafio da maioria dos negócios que trabalham com sistema B2B (Business-to-Business). Isso porque, mesmo com contratos efetivos com influenciadores, profissionais do marketing e especialistas em SEO, ainda é preciso se atentar aos detalhes.

Se o seu negócio está enfrentando baixa nas pesquisas, alto CPL e um retorno ínfimo, considerando os investimentos feitos em SEO e divulgação, então este artigo é para você. É preciso entender onde estão os erros para conseguir resolvê-los e ficar no topo das pesquisas.

Para auxiliar, abaixo estão listados os erros mais comuns de SEO B2B que sabotam os custos por lead (CPL). Além dos 4 erros mais comuns, estão descritas formas de solucioná-los, já que é importante resolver o problema para crescer no ramo do B2B. Para referências técnicas sobre otimização B2B, consulte as diretrizes oficiais do Google Search Central.

1. Falta de otimização para palavras-chave de bottom funnel

Muitos consideram o começo do processo mais importante que o final. Com isso, a preocupação com a otimização no que chamamos de topo do funil é maior e o final do funil, nomeado de bottom funnel, fica esquecido.

O final do funil no B2B é o momento de fechamento de negócios. É nessa hora que a empresa interessada no seu serviço vai, ou não, estabelecer um contrato e troca de serviços. Por isso, trata-se de um momento muito importante do processo e que exige grandes estratégias de SEO.

Como identificar keywords de decisão

Não otimizar as palavras-chave de bottom funnel atrai muitos curiosos, aumentando o CPL e faz com que o negócio perca oportunidades de conversão. Então, identificar quais são essas palavras-chave é fundamental.

Usar coisas genéricas, como “o que é”, “história do” ou “como funciona” não são uma boa ideia. Palavras-chave sem contexto, que não especifiquem qual seu produto, ou que tragam à tona um interesse individualista também não devem ser usadas no SEO B2B. Por exemplo, um fornecedor de artigos esportivos para revenda deve focar em termos como ‘melhor atacado de equipamentos esportivos para lojas’ em vez de ‘como escolher uma bola de futebol’.

Crie CTAs, páginas de comparação e demonstração, venda o seu negócio como a melhor opção para aquela empresa. Para identificar as melhores keywords, você pode usar desde ferramentas digitais até contratar um profissional da área.

2. Páginas de produto genéricas: veja como corrigir

Se o comprador, ainda no primeiro momento, não identificar qual produto você vende ou que serviço oferece, ele irá se dispersar. Hoje, designs clean e com menos poluição visual estão em alta, mas é preciso saber colocar em uma balança o visual da página inicial e a inclusão das informações essenciais sobre o seu produto.

Além de deixar uma lacuna sobre o seu produto, você pode estar prejudicando a conversão de outras formas. Uma página sem fotos, comparações, feedbacks, frases tentadoras e CTAs geram menos conversão e aumentam o CPL. Para melhorar isso, você pode buscar incluir algumas coisas nas páginas dos produtos que fornece, como:

– Prova social: adicione depoimentos, feedbacks, avaliações, dentre outros. Mostre que o produto é real e atende às necessidades das empresas na prática;
– Inclua comparações: mostre por que a sua empresa é um destaque no mercado. Evidencie as razões que tornam o seu produto melhor;
– Informe como o seu produto pode contribuir com o seu cliente: deixe claro os benefícios e as vantagens que seu produto oferece, em que ele pode ajudar e como reduz custos ou trabalho;
– Adicione uma CTA: o uso de CTA é um ponto-chave quando se trata de SEO, mas é preciso usar com moderação. CTAs genéricas não melhoram o CPL, é preciso focar em coisas que chamem a atenção.

3. Conteúdo que não responde às dúvidas do comprador B2B

Ao acessar o site da sua empresa, o possível comprador quer receber algumas informações. Ele pode estar em busca de orçamentos, feedbacks, descrições, fotos, dentre outras coisas. É importante estar atento ao que o seu público procura. Para atrair tráfego qualificado, combine esse conteúdo com estratégias de link building eficazes.

Se a sua empresa oferece, por exemplo, um negócio de maquinário pesado, é comum que os compradores queiram saber quais são as suas características, custo-benefício, vantagens sobre a concorrência, dentre outros. Claro que nem todas as dúvidas serão tiradas no seu site. Porém, é preciso que ele seja claro e intuitivo o suficiente.

As dúvidas que não puderem ser esclarecidas devem ser direcionadas para um CTA indicando um número ou e-mail de contato.

4. CTAs que não convertem e como melhorá-los

Nem todos os CTAs funcionam para todos os negócios. É preciso saber filtrar bem e pensar em estratégias eficazes para o uso de cada CTA escolhido. Frases genéricas como “compre agora” ou “fale conosco” não geram confiança e fazem a conversão diminuir e o CPL aumentar.

Exemplos de CTAs baseados em estágios do funil

O que não usar:

– “Clique aqui”
– “Fale conosco”
– “Compre agora”
– “Solicite um orçamento”
– “Assine nossa newsletter”

Melhores CTAs para aplicar:

– “Agende uma análise gratuita”
– “Receba insights mensais para gestores”
– “Fale com nosso time de especialistas para uma demo personalizada”
– “Baixe o guia gratuito”
– “Comece seu teste grátis por 14 dias”

Então, agora você conhece os erros comuns de SEO B2B e sabe como evitá-los para que não sabotem seu investimento em leads.

Publicidade: default