Após todo o investimento em desenvolver e lançar o app mobile do seu e-commerce, você precisa atrair downloads e engajar os usuários para que eles se tornem clientes do seu mobile commerce.
Nesse ponto, muito do que você conhece de marketing digital faz sentido, mas é necessário usar a criatividade e adaptar suas campanhas e táticas para um novo ambiente: o mobile.
Selecionamos alguns exemplos de ações que vem sendo feitas por empresas que possuem mobile apps como parte da sua estratégia, e que também podem ser aplicadas para o seu marketing mobile, desde que você faça adaptações levando em consideração o seu público-alvo e seu produto em específico.
O SMS não está morto
Apesar do SMS parecer um canal obsoleto em um mundo de smartphones e apps, essa não é a realidade. O SMS tem a vantagem de já estar no dispositivo, você não precisa pensar se o usuário que você quer atingir está em um desktop ou no ambiente mobile, de fato.
Só por tirar essa dúvida da equação, o SMS já se torna um excelente canal para conseguir instalações e reengajar um usuário já conquistado. O usuário pode ser direcionado direto para o download ou você pode fazer uso de deeplinking para usuários que já possuem o seu aplicativo instalado.
Uma das práticas de uso do SMS é inserir um campo pedindo o número de celular do cliente na landing page criada para divulgar o seu app, para que ele receba o link para o download direto no celular.
Outra opção é utilizar uma base já existente de números com opt-in, que tenham autorizado sua marca a entrar em contato por SMS, e enviar uma mensagem com o link para download ou uma oferta exclusiva, como nesse exemplo da Tricae:
Anúncios de instalação
Já existem formatos específicos de anúncios mobile que privilegiam as instalações e você deve fazer uso deles.
O Facebook oferece a possibilidade de campanhas de instalação. Como o usuário já está no Facebook mobile, aumentam as chances de clicar e já instalar o seu app.
O Twitter tem uma proposta similar por meio do “Mobile App Promotion” (MOP), assim como o Google AdWords através das campanhas de “Mobile App Installs”.
Procure explorar também os ad networks específicos para o ambiente mobile e fazer uso das campanhas de retargeting para gerar engajamento e trazer usuários de volta para o seu app.
Member get member, parcerias e cross promotion
Permitir que os usuários compartilhem o seu app de forma fácil com outros usuários é outra estratégia de prospecção de clientes que vem sendo empregado:
Outro formato que deve ser explorado são as parcerias com outros apps, produtos e serviços já utilizados por seu público-alvo, em formato de cross-promotion. Utilize sua equipe de business development para fechar parcerias que alavanquem seus downloads e tragam ainda mais valor para sua base de clientes.
Vejam esses exemplos da Easy Táxi em parceria com a GAP e com o Waze:
Utilização de canais já existentes
Seu e-mail marketing pode passar a conter um banner para seu novo aplicativo ou até campanhas inteiras dedicadas à divulgação a ele:
Em seu site, crie uma landing page específica e destaque-a sempre que for possível e fizer sentido dentro da sua estratégia.
Pushes: aumente o poder da ferramenta
Os pushes (aquelas notificações de apps que você recebe em seu celular) são ferramentas importantes para o engajamento dos usuários que já instalaram o seu app.
Para aumentar o poder do push, procure segmentar o envio deles. Alguns exemplos de segmentação consideram o perfil demográfico dos usuários e seu histórico de uso.
O aplicativo Renovei, por exemplo, envia pushes diferentes para quem é comprador ou vendedor dentro da plataforma, aumentando a relevância dos pushes para sua base de usuários:
Esses são apenas alguns exemplos relevantes de ações que vêm sendo empregadas. A ideia é instigar seu departamento de marketing a pensar outros formatos inovadores, que tornem a prática de aquisição, retenção e engajamento de usuários dos seus apps mobile ainda mais ricos.