A internet sofre, a todo momento, uma tempestade de informação. A cada 10 segundos você é abordado com um story diferente. Em 5 minutos, o LinkedIn te apresenta um novo artigo para ler. 10 minutos de pausa e você já é bombardeado com uma notícia diferente. Nosso mundo online é repleto de disparos de conteúdos, informações, textos, fotos e vídeos. Para se destacar das outras centenas de anúncios concorrentes, você deve ser bom, o seu e-commerce deve ser robusto e os seus produtos devem ser eficientes. Entretanto, só isso não basta. Você deve oferecer inovadoras maneiras de chamar atenção do seu público.
Dentro do marketing do seu negócio, deve-se sempre procurar engajar o seu público e chamar atenção dele. Mas você sabe aplicar tais estratégias dentro do e-commerce? A psicologia é fator determinante quando falamos de técnicas de marketing, ela nos ajuda e saber o que o nosso público deseja. Os gatilhos mentais são formas de aplicar essa estratégia dentro do seu e-commerce, no ato da compra do seu cliente. Eles são formas de cativar, reforçar e motivar os consumidores a agir, facilitando a tomada de decisão.
Para impactar o público, os gatilhos mentais servem como recursos que induzem alguma ação. Ao introduzir este conceito em ofertas, conteúdos e na comunicação geral do seu e-commerce, você torna a informação mais apelativa e aumenta a chance de vender.
Na internet, nós somos impactados todos os dias por novos gatilhos mentais, ainda que inconscientemente. Além disso, tomamos decisões de compra com base neles. Percebe o poder dessa tática, se bem aplicada no seu negócio? Dessa forma, você deve saber como utilizar os gatilhos mentais a favor do seu negócio, conheça alguns deles:
Urgência
O senso de urgência é fazer com que o consumidor pense que a compra deve ser feita “pra ontem”. Essa é uma das abordagens mais conhecidas quando falamos de gatilhos mentais. A urgência é muito utilizada principalmente em datas comemorativas, como Black Friday e Natal.
Quando você for criar esse tipo de gatilho, considere os aspectos de tempo, estabelecendo prazos curtos para efetivar a compra. A intenção é fazer com que o consumidor fique com medo de esperar e perder a compra e, assim, adquira o produto o quanto antes. Você pode utilizar elementos visuais como um cronômetro regressivo com tempo que falta para a finalização da promoção.
Exemplos: “Só até amanhã”, “Contagem regressiva para comprar” e “Última chance!”.
Abuse dos CTAs chamativos. Ao criá-los, seja criativo e utilize verbos no imperativo, como “Compre já!” e “É só hoje”. Esse gatilho pode ser utilizado na home do seu e-commerce e também nas suas redes sociais.
Escassez
Este gatilho mental lembra o tópico anterior, pois também lida com a pressão no seu consumidor. No entanto, a urgência apela pelo pouco tempo para a compra, já a escassez remete a quantidade limitada do produto.
Exemplos: “Apenas 5 unidades em estoque”, “Vagas limitadas” ou “Frete grátis para os primeiros 10 compradores”.
Marcas famosas e conceituadas também utilizam muito esse recurso, como a Amazon, que, em sua categoria de livros, inseriu uma barra que é preenchida conforme as vendas, de respectivo produto, são efetuadas. Este gatilho estimula a ansiedade dos consumidores para garantirem a compra.
No senso de escassez, pode ser demonstrado uma exclusividade com aquele produto, um dos exemplos é oferecer frete grátis aos primeiros compradores. Essa estratégia tem a função de fazer o consumidor se sentir único, como se ele estivesse “ganhando” algo comprando na sua loja, reflete o pensamento de que ele está em vantagem.
É importante se ter em mente de que todas essas táticas devem ser reais. Seja verdadeiro e honesto com seu público. Ele percebe quando está sendo enganado, e isso é muito ruim para a imagem de qualquer empresa e, também, para a fidelização do seu cliente.
Autoridade
Esse gatilho é uma constante evolução que você deve fazer em seu e-commerce. Todo e-commerce quer ser referência em seu ramo. Entretanto, tem alguns métodos que aceleram esse patamar.
Primeiro, você deve criar um ambiente virtual honesto e protagonista. Além disso, ofereça conteúdos especializados na sua área, um blog com artigos de quem domina o conteúdo pode ser interessante. Vídeos no Youtube também é uma alternativa que pode oferecer autoridade a sua marca. Esses vídeos podem ser desde explicações sobre seus produtos, testes e verificações, modos de uso, até um especialista falando sobre o desenvolvimento da marca. Vídeos nos stories do Instagram têm mais facilidade em se conectar com a parcela do público que está ativa na rede social. Você pode estudar essa opção e, se for condizente com o seu público, criar diversos conteúdos na ferramenta para chamar atenção dos consumidores para o seu e-commerce. Influenciadores digitais também são ótimas formas de se conectar com o público de nicho.
A imprensa é outra forma de ganhar autoridade no mercado. Essa opção pode ser um pouco mais complexa dependendo do seu segmento, mas, se bem realizada, pode trazer muitas conversões para a sua loja virtual.
Utilize notícias sobre a sua área, escolha com sabedoria matérias e reportagens sobre o seu nicho e seus produtos. Através desse gatilho, você deve mostrar segurança. Deixe claro para o seu público que sua loja virtual tem domínio do mercado, demonstre que o consumidor pode ficar seguro ao realizar uma compra na sua loja. Use fatos e dados da sua loja como: “Resultados em um mês ou seu dinheiro de volta” ou “90% dos clientes voltam a comprar”.
Prova social
Foque esse gatilho nos feedbacks que você recebeu. Hoje em dia, para um consumidor efetivar sua compra, há grande possibilidade de ele verificar a relevância da sua marca. Para isso, ele vai buscar avaliações de pessoas que já compraram na sua loja. Se a sua reputação estiver baixa, ele provavelmente vai desistir da compra.
Saiba todos os canais que você pode receber as avaliações, como Google, Facebook, Instagram, Twitter, Reclame aqui e outros sites de feedback, além de diversos canais adicionais. Tenha sempre em mente que sua empresa deve responder todas as críticas, sejam positivas ou negativas. É muito importante saber que a empresa está se posicionando sobre um erro e tentando solucionar problemas. Ainda mais visando uma ótica pública, pois qualquer um pode ver os comentários sobre sua marca.
Por isso, seria muito interessante se a plataforma do seu e-commerce disponibilizasse a opção das avaliações na própria página. Isso induz a ideia de que o e-commerce tem confiança e segurança no seu produto. Coloque tudo o que for possível: depoimentos de clientes satisfeitos, pesquisas de satisfação e unidades da mercadoria que já foram vendidas.
Novidade
Quem não quer comprar um produto que é lançamento? A antecipação de um produto que é novidade no mercado pode desencadear muitas compras, se você souber usar essa situação a seu favor. Este gatilho estimula a ansiedade para a solução de algo que o consumidor quer muito. Por isso, trabalhe bem com o lançamento e as novidades da sua loja virtual.
Planeje cada etapa dessa “apresentação” para o seu público. Organize suas redes sociais e tente remeter um clima de suspense ao contar a novidade. Faça publicidade e, se necessário, patrocine posts, para tentar capturar o consumidor para o seu e-commerce.
Conclusão
Os gatilhos mentais são ótimas pontes para trazer novos clientes. Se utilizados da maneira correta, eles estimulam a compra no seu e-commerce. Diante das 5 opções mostradas neste artigo, você deve escolher a que mais faz sentido para a sua loja, no momento atual. Questione-se: o que preciso priorizar na minha loja? Atração de novos clientes? Remarketing? Entenda qual é o momento do seu e-commerce para aplicar tais estratégias citadas.
Além disso, tente auxiliar a tomada de decisão do seu público, conheça-o muito bem, e imagine como essas ações funcionariam, na prática, em sua loja. Percebendo as particularidades do seu e-commerce e aplicando as estratégias condizentes, suas vendas vão decolar.