Você já parou para pensar no atual tamanho do m-commerce no Brasil e do potencial dele? Sobre o potencial é muito simples ter uma noção: quando sair do escritório, note a quantidade de pessoas olhando para seus smartphones. Essas pessoas são sim, potenciais cliente para sua loja virtual.
Desde que o Webshoppers passou a analisar as vendas mobile, os números só crescem. Em 2011, 0,3% dos pedidos eram realizados pelo mobile. Já no primeiro semestre de 2016 chegou a 23% – um crescimento de 6.300%. Ao analisarmos as transações realizadas, 18,8% delas foram feitas pelo mobile.
Para te ajudar a desenvolver uma estratégia para esse importante canal de vendas, vou apresentar, na sequência, algumas dicas que podem servir como base para que você melhore sua venda mobile.
1 – Estude seu Analytics: o primeiro passo é entender de onde seus clientes chegam até sua loja virtual, isso vai ajudar no desenvolvimento de seu planejamento. Analisando quantos acessos mensais você possui por dispositivos móveis, você terá insumos para nortear seus próximos passos.
2 – Seu site é adaptável ao mobile: se seu site não se adapta a diferentes dispositivos, isso pode impactar diretamente sua conversão. Verifique como é o acesso de sua loja virtual no mobile e como isso é visto pelo usuário. Se houverem pontos a melhorar, não hesite, faça o quanto antes. Isso será fundamental para suas vendas mobile começarem a deslanchar.
3 – Meios de pagamento: se seu site é responsivo, mas se você utiliza intermediadores de pagamento que conduzem o cliente para outra página, é melhor entender esse fluxo. Verifique se a página do intermediador também é responsiva e fácil de ser compreendida pelo consumidor. Caso contrário, pense em uma nova possibilidade de pagamento – a experiência do consumidor deve estar em primeiro lugar.
4 – Segurança: assim como na loja virtual acessada por desktops, o consumidor precisa identificar elementos que demonstrem que ela também é segura no mobile. Já existem selos que atestam que a loja é blindada, e que ficam visíveis ao cliente durante todo o período de compra. Outro ponto importante é que, caso opte por utilizar o m.sualoja.com.br, será necessário a utilização de um certificado digital SSL único para essa url.
5 – Aplicativos mobile: outra dica é criar um aplicativo mobile. Ele pode ser utilizado de forma estratégica para, aumentar as compras de consumidores ativos. Para isso, crie uma campanha de e-mail comunicando sobre o aplicativo e ofereça descontos especiais para quem comprar por essa plataforma.
6 – Estratégia de divulgação para o cliente mobile: para isso será preciso usar os canais que façam sentido, ou personalizar seus anúncios. Crie ações no Facebook que direcionam os consumidores para sua loja virtual. Nessa etapa, vale criar promoções exclusivas para cada perfil de cliente, aproveitando dos filtros disponíveis no Facebook. No Google Adwords, por exemplo, existe a possibilidade de exibir anúncios apenas para dispositivos móveis. Isso vale para campanhas de search e remarketing.
Com estas dicas vai ficar muito mais fácil ampliar resultados em vendas na plataforma mobile!