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7 lições que as pequenas lojas virtuais podem aprender com os grandes varejistas

No momento, as pequenas lojas online precisam encontrar formas de se destacar e vender mais, seja diante das dificuldades do atual cenário econômico, ou das robustas estratégias de grandes lojas e suas estruturas grandiosas.

Após trabalhar com clientes muito grandes, desenvolvendo estratégias de SEO, inbound marketing e growth hacking, sinto-me preparado para listar sete lições dos grandes que podem ser aproveitadas por todos os tipos de e-commerce, incluindo os pequenos.

1 – Relação entre loja e estoque

O principal cuidado que deve ser tomado é a relação entre estoque/loja. Muitas lojas pequenas costumam ter menos controle dos pedidos em relação ao que está disponível, criando o tipo de problema mais comum na venda online, que é ter um produto disponível no site, mas que já teve todas as unidades vendidas. É por isso que o primeiro passo é ter muito bem afinada a comunicação entre a equipe do site e a do estoque.

2 – Faça mensuração das vendas

Na hora de anunciar, não se esqueça de acompanhar os anúncios e o retorno que eles trazem. A mensuração do que cada canal traz de conversão, incluindo anúncios e divulgação orgânica nas redes sociais, é primordial para que a loja saiba onde tem mais retorno de investimento. Com base nestas análises, vai ser possível aumentar ou reduzir os investimentos, valorizando os que dão mais retorno.

3 – Entenda a necessidade dos clientes

Toda loja online precisa compreender o cliente e suas necessidades, e isso é ainda mais fácil para as pequenas lojas, já que elas possuem mais proximidade com quem compra. E elas devem se aproveitar disso.

O empresário do pequeno e-commerce geralmente tem mais tempo para cuidar da loja e dos clientes, entendendo melhor as necessidades dos compradores. Aproveite desta vantagem: faça um descritivo diferenciado, um bom e-mail, e fotos mais personalizadas dos produtos, por exemplo.

4 – Ofereça um serviço personalizado

Em vez de somente “imitar” as grandes lojas com as estratégias que elas fazem, esta dica é para o oposto. Faça o que um grande site não consegue fazer! Acredito que a grande sacada do pequeno e-commerce é oferecer um serviço de qualidade, com preço justo ou até menor, se possível, mas com um valor agregado que permita ao consumidor falar bem da marca e do serviço.

Se for possível, ofereça pequenos brindes ou presentes aos clientes como forma de se diferenciar. Pode ser um pacote com descritivo diferente, uma caixa perfumada, atendimento via Whatsapp e e-mail personalizado, por exemplo. Isso já mostra uma dedicação maior ao consumidor, que gosta de ser bem atendido.

5 – Aposte nas milhas e gamification

Uma das estratégias de growth hacking mais importantes que tenho visto na empresa é o oferecimento de “milhas” ou “cupons de desconto”, com ofertas progressivas conforme o cliente faz a compra.

Esses formatos de incentivo em forma de cupom e milhas por compras ou indicação formam ótimos exemplos que dão resultado em e-commerce. E também vale a pena oferecer desconto aos que sugerem novos produtos, no caso de lojas que montam aquilo que vendem, como canecas ou camisetas. Se quiser atrair ainda mais pessoas, procure fazer promoções em outras redes sociais, como o Instagram, Snapchat ou até mesmo o Youtube.

6 – Invista em Google e Facebook

Se tem uma regra que funciona para todo mundo, é esta: todo e-commerce precisa apostar em anúncios no Facebook Ads e no Google Adwords. Eles segmentam o público, alcançando-o de formas diferentes.

No Facebook existe uma assertividade maior de dados da pessoa, como idade, interesse, cidade, localização e páginas que curte, enquanto no Google Adwords se utiliza mais a intensão de busca e os sites que o público frequenta, para exibir banner de produto.

Também acho uma boa ideia anunciar os produtos na plataforma Google Shopping, e também na plataforma similar do Facebook: nos dois casos é necessário ter uma boa segmentação conforme os produtos anunciados.

7 – Aposte em vídeos e imagens

Eu sei que a produção de vídeos pode ser mais cara, mas vale a pena investir na produção de vídeos sobre os produtos, e ainda produzir imagens mais criativas e de alta qualidade. Este tipo de investimento vai atrair mais público de acordo com as estratégias de SEO, e se o conteúdo for sobre os produtos com mais faturamento ou receita, você vai conseguir fazer com que eles vendam mais!