Consumidores habituados a comprar pela internet estão sempre à procura dos melhores preços, já que é muito simples pesquisar e encontrar ofertas variadas. A loja que oferece a opção mais em conta costuma ser a escolhida. Porém, esse tipo de consumidor não se contenta apenas com o valor total do produto.
Antes de fechar a compra, é muito provável que ele procure por algum cupom de desconto para conseguir reduzir o preço final no checkout.
Com estratégias bem aplicadas, é possível aproveitar esse comportamento e disponibilizar cupons de desconto para aumentar as taxas de conversão, fidelizando mais clientes no seu e-commerce. Confira nove dicas que podem otimizar seus resultados:
1 -Ofereça cupom de desconto na primeira compra
Talvez a primeira dica não seja uma novidade para você. Contudo, ainda há muitos varejistas que perdem essa oportunidade e não configuram um pop-up para que novos visitantes se inscrevam e recebam um cupom de desconto ao efetuar a primeira compra na loja virtual.
Se você está incluso nesse grupo, não deixe de oferecer esse desconto para quem ainda não conhece a sua loja. Ao converter novos consumidores na sua página, você irá captar mais contatos e poderá se comunicar com cada um deles, enviando conteúdos e ofertas exclusivas.
2 – Dê vantagens para leads engajados
Se sua loja possui uma base de contatos que já interagiram com sua marca em algum momento, você pode manter uma relação e entender melhor o comportamento desses leads. Uma boa dica é separar os engajados dos desengajados. O primeiro tende a comprar de forma mais fácil.
Por isso, em uma campanha, vale enviar cupons de desconto exclusivos, que ofereçam condições vantajosas aos contatos mais próximos da sua loja virtual. Disponibilizar frete grátis ou uma porcentagem maior de desconto para quem acessa seu site com muita frequência pode também te ajudar a aumentar as vendas. Assim você garante melhores resultados e aumenta a satisfação dos clientes.
3 – Use o senso de urgência para incentivar a compra
Quando os consumidores sentem que têm tempo para aproveitar a oferta, eles tendem a esperar mais para efetuar a compra. Ou muitas vezes nem a fazem. Por isso, é sempre bom lembrá-los que a oferta ficará disponível por tempo limitado e que podem perder a chance de economizar.
Criar campanhas de curta duração é uma boa dica para converter mais vendas em menos tempo. Um exemplo disso é C&A, que utiliza essa estratégia com a campanha “C&A e VC à noite”. A empresa envia um cupom de desconto exclusivo que dura apenas uma madrugada. O cliente que não abrir o e-mail nesse horário perde a promoção.
4 – Promova campanhas com influenciadores
A participação de influenciadores em campanhas digitais é cada vez mais forte. E o principal motivo é que eles possuem um poder real sobre a sua audiência. Para alcançar bons resultados, vale pesquisar profissionais que se comunicam com um público similar ao seu. Além disso, é importante que eles tenham seguidores engajados para criar uma parceria de divulgação com cupons de desconto.
Além de atraírem o público desse influenciador para a sua loja, os cupons de desconto também te ajudarão a medir os resultados da campanha. Desse modo, você será capaz de avaliar e decidir se essa é uma boa estratégia para o seu negócio. Se os números forem positivos, invista em uma parceria mais duradoura com esse influenciador. Ele será o rosto da sua marca e conversará diretamente com o público que você busca atingir.
5 – Crie uma rede de afiliados
A parceria com influenciadores também é uma oportunidade para manter uma rede de afiliados. Você pode criar cupons de desconto em links personalizados e pedir ao influenciador para divulgar a campanha. Sempre que comprarem um produto por meio daquele link, ele irá ganhar uma porcentagem. E o cliente, um desconto exclusivo.
Um bom exemplo dessa estratégia é a Amazon. Diversos booktubers (youtubers focados em literatura) mantêm o link cuponado nas descrições dos seus vídeos no YouTube e Instagram. É praticamente uma campanha contínua, já que é de interesse do próprio influenciador divulgar a loja virtual.
Outra alternativa é promover os cupons de desconto em canais focados no mercado de afiliados, como o Cuponomia. Esses canais possuem bom ranqueamento no Google e sempre que um usuário pesquisar por descontos na sua loja, ele será impactado por sites como esse.
6 – Troque o desconto por informações
Quanto mais informação você tiver dos seus clientes, melhor vai ser o planejamento das suas estratégias. Portanto, busque sempre conhecer mais sobre os interesses do seu público. Uma pesquisa com sua base de contatos é o ideal para angariar essas informações.
Para incentivar seus contatos a responderem algumas perguntas, ofereça a eles cupons de desconto. Em troca de uma vantagem exclusiva, o cliente fornecerá informações preciosas para você construir suas próximas estratégias.
7 – Faça remarketing com desconto
O remarketing nada mais é que impactar uma pessoa que já se mostrou interessada no seu produto ou serviço. Nesse sentido, a estratégia visa converter aqueles que precisam de um incentivo para finalizar a compra. Esse empurrão pode ser um cupom de desconto.
Se o consumidor já entrou em uma página do seu site e visualizou um produto, mostre a ele um anúncio com um cupom de desconto exclusivo, incentivando a fechar a compra. Oferecer frete grátis também é uma boa opção, já que é possível segmentar o anúncio por região e disparar apenas para cidades que possuem taxas mais econômicas para você.
8 – Configure o resgate de carrinho abandonado
Todos os e-commerces sofrem com altas taxas de abandono de carrinho. A média gira em torno dos 70% e pode ser mais alta em alguns segmentos. Por isso, a estratégia de resgate de carrinho é muito utilizada, mas nem sempre os varejistas oferecem cupons de desconto.
Uma abordagem interessante para convencer o cliente a finalizar o pedido é enviar um e-mail lembrando os produtos esquecidos no carrinho e incluir uma vantagem para essa compra. Nesse momento, você pode utilizar o senso de urgência e dizer ao cliente que ele tem um prazo limitado para aproveitar a oferta. Isso agrega valor à proposta e incentiva o consumidor a agir com rapidez.
9 – Envie um cupom no dia do aniversário do cliente
Oferecer cupons de desconto em datas comemorativas como Natal e Dia das Mães já é uma prática comum. Porém, receber um presente personalizado em um dia especial pode ser uma novidade para o consumidor. Além de ser uma grata surpresa, o cliente sentirá que é lembrado pela sua empresa, o que contribui para fortalecer o relacionamento com a sua marca.
Algumas empresas liberam um cupom válido para todo o mês, dando flexibilidade para o cliente utilizar quando desejar. Essa estratégia tende a ajudar nas vendas do seu e-commerce principalmente se você possui uma base grande de contatos.