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A inteligência artificial é aliada da logística em momento de grande volumetria

Por: Bruno Tortorello

Com mais de 21 anos de experiência na área de logística e distribuição, Bruno Tortorello é um dos executivos mais destacados do setor. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração pela FGV e MBA em Gestão Internacional pela FIA, Tortorello foi presidente da Total Express e, anteriormente, liderou áreas comerciais e operacionais do braço logístico do Grupo Abril. Chegou na Jadlog com a missão de alavancar as vendas e os negócios por meio das operações do e-commerce e do fortalecimento do negócio B2B de pequenas encomendas, contribuindo para que a transportadora alcançasse o faturamento de R$ 1 bilhão em 2020.

O uso da IA (inteligência artificial) e de outras tecnologias na atividade logística está em franca evolução entre os operadores e as transportadoras. Considerada uma aliada da eficiência, da produtividade e da qualidade, a IA traz vários benefícios para as operações das empresas, principalmente em momento de grande volumetria de mercadorias, como os períodos de promoções do mês de novembro, Black Friday e Natal.

Veja como a inteligência artificial está revolucionando a logística e otimizando as entregas no e-commerce.

Diretamente relacionadas à definição das rotas mais adequadas, as diferentes técnicas de IA vêm colaborando para agilizar e garantir a qualidade na entrega das encomendas do e-commerce, um setor hoje bastante sensível aos prazos. Partindo de uma lista de pacotes, o algoritmo indica o melhor caminho a ser seguido e organiza a sequência das entregas, considerando diversas variáveis como condições climáticas, horários e a intensidade de trânsito, entre outros aspectos. Dessa maneira, além da entrega de forma mais precisa, a tecnologia atua a favor do meio ambiente, evitando movimentações desnecessárias de veículos e reduzindo, assim, a pegada de carbono das operações.

Machine learning como aliado na previsão de demandas

Como um subconjunto da IA, o machine learning também é muito usado para se obter uma previsão precisa de demandas futuras – um aspecto muito importante em momentos de grande volumetria -, bem como para a melhor gestão do estoque, o monitoramento em tempo real das operações e da frota, o rastreamento e, inclusive, a manutenção preditiva de equipamentos, ao identificar sinais de falha ou avaria e avisar com antecedência, sem que a operação seja pega de surpresa.

Os algoritmos de machine learning conseguem, inclusive, atuar na validação dos comprovantes de entregas, que são importantes para o registro de que a encomenda realmente chegou ao seu destinatário. Através de um aplicativo operado pelo entregador, no momento em que o registro da entrega é realizado, o algoritmo verifica se as informações que constam no comprovante estão presentes na imagem e, caso detecte alguma anomalia, o documento é rejeitado, exigindo que o entregador faça o registro adequado. Com isso, os embarcadores recebem um comprovante de entregas com informações claras e validadas pela IA, permitindo encerrar a jornada do consumidor de forma satisfatória.

Expectativas para a Black Friday 2024 e tendências tecnológicas

Levando em consideração pesquisas que estão detectando um maior apetite do consumidor para as compras especialmente na Black Friday deste ano, marcada para o dia 29 de novembro, a tecnologia e a IA serão grandes aliados para a logística do e-commerce.

Levantamento do Mercado Livre e Mercado Pago aponta que 85% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday, 5 pontos percentuais a mais do que em 2023, e estimativas da Confi. Neotrust dão conta de que o faturamento do varejo na Black Friday 2024 alcançará R$ 9,3 bilhões no Brasil, valor 9,1% superior ao do ano passado.

Nesse cenário, algumas tendências previstas para a Black Friday, segundo estudo da Opinion Box, estão voltadas à omnicanalidade nas vendas, à experiência do consumidor, ao mobile marketing, à antecipação de compras, às promoções prolongadas e ao uso da inteligência artificial e da automação.

No que diz respeito ao uso da IA e da automação, além do que já foi mencionado, há ainda as novas soluções de LLM (Large Language Model ou grandes modelos de linguagem em larga escala), que são aplicadas aos processos de onbording de clientes com as transportadoras, com o objetivo de trazer ganhos de produtividade nos processos e nas experiências positivas para os embarcadores, que se refletem, por exemplo, em melhores NPS (indicador de satisfação do cliente).

Ao aplicar diferentes soluções de IA, as transportadoras e os operadores logísticos conseguem otimizar os processos operacionais, elevando a assertividade principalmente nos envios, ganham maior agilidade e elevam o índice de sucesso de entrega na primeira tentativa, mesmo em períodos de pico de compras pelas internet. Isso contribuiu para um nível elevado de SLA (Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço) e, paralelamente, promove uma experiência positiva na jornada no consumidor do e-commerce, para as entregas em qualquer localidade do Brasil.

Como tecnologia cuja utilização se desenvolve a cada dia, a IA certamente ainda terá outras aplicações para melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade da logística. E compete às empresas do setor saberem utilizá-la e aproveitar seus benefícios.