Já citei em artigos anteriores que explorar nichos e comunidades dentro da internet pode trazer benefícios relevantes ao seu e-commerce, tanto em acréscimo de vendas como em relação a captação de novos clientes.
Menciono agora a importância de explorar os diversos aspectos comerciais e colocar presente sua marca em regiões de atuação nas qual existe demanda de compra e “relativa” concorrência.
Você já imaginou que no interior de Goiás existem clientes em potencial querendo comprar livros para a leitura e que não existem pontos em locais físicos presentes ou de fácil acesso para esta compra? Já pensou que no Nordeste existe alta demanda pela a aquisição de produtos de esportes/fitness na mesma premissa mencionado anteriormente?
O Brasil possui um vasto território, demarcar a área de atuação aproveitando-se de características peculiares de demanda é fator chave para você “surfar” a onda de determinados mercados e negócios, criando uma vantagem competitiva frente à concorrência.
O maior desafio será a logística. Atender determinada região vai exigir por parte do seu e-commerce um esforço para a equalização da precificação justa. Quanto mais crítica e distante a região para entrega, teremos menos fornecedores para atender e mais caro será o carreto cobrado.
Mas pense que este cliente final está até certo ponto disposto a pagar um custo acima da média se a qualidade do serviço for de excelência, afinal de contas, poucos ou nenhum concorrente seu estará disponibilizando e oferecendo o produto que ele está procurando.
Se você realizar uma visita a campo, vai notar que a concorrência local abrande varejistas e lojas bem segmentadas com atendimento tradicional e com linguagem simples. Ao que parece, um formato simples de ser quebrado não?
Muito pelo contrário, o consumidor desta região à ser conquistado em sua maioria, não é consumidor heavy user, não é um consumidor acostumado a navegar por sites, muito menos um consumidor que tem confiança na compra digital ! Conquistar este consumidor, será um desafio tão quanto desafiador que o primeiro citado.
Ano difícil,alguns mercados em crise, baixa do consumo, estude bem o mercado no qual possa entrar, bem como se o custo da abertura ou manutenção desta frente fecha a conta do seu negócio. Eu acredito que aventurar-se neste formato pode ser muito mais a salvação do que o declínio. Boa sorte!