Uma análise de 25.000 consultas de e-commerce feita por Bartosz Góralewicz, fundador da Onely, agência de SEO conhecida mundialmente, mostrou o impacto das visões gerais de IA do Google na visibilidade de busca para varejistas online.
O estudo descobriu que 16% das consultas de e-commerce agora retornam uma visão geral de IA nos resultados de busca, representando 13% do volume total de buscas nesse setor.
Surpreendentemente, 80% das fontes listadas nessas visões gerais de IA não ranquearam organicamente na busca padrão.
A consultora de SEO Aleyda Solis analisou a desconexão entre a classificação orgânica tradicional e a inclusão nas visões gerais de IA. Segundo Solis, para consultas relacionadas a produtos, o Google está se pulando etapas em vez de resumir páginas atualmente classificadas.
“… rather than providing high level summaries of what’s already ranked organically below, what Google does with e-commerce is “accelerate” the experience by already showcasing what the user would get next.”
Aleyda Solis
Solis explica que para consultas onde o Google anteriormente classificava páginas de categorias, avaliações e guias de compra, agora está ignorando esse nível de resultados com visões gerais de IA.
Os varejistas podem precisar adaptar suas estratégias de SEO para este novo ambiente de busca.
Como isso pode beneficiar sua empresa e o pequeno e-commerce?
Embora possa assustar as maiores marcas, já estabelecidas, as visões gerais de IA criam novas oportunidades para os varejistas ganharem visibilidade sem competir pelas palavras-chave comercialmente mais valiosas.