Os dados são o que de mais importante você pode ter em seu negócio. Porém, dados precisam ser analisados, contextualizados e transformados em informações.
Por sua vez, as informações serão um diferencial para a tomada de decisão em sua loja virtual. Entretanto, é importante se atentar ao fato de que não existe uma regra para a análise das métricas.
Confira as principais métricas e como realizar a análise.
Sessões
As Sessões consistem na quantidade total de acessos que sua loja virtual obteve. Ou seja, cada vez que alguma página é carregada no navegador de um usuário. Podendo, inclusive, computar vários acessos de um mesmo usuário que saiu e voltou para a loja naquele determinado espaço de tento.
Neste ponto, as sessões são captados de todos os canais de vendas.
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De fato, se você realizar campanhas para potencializar esses acessos, essa é uma métrica importante para realizar o acompanhamento. Afinal, é através dela que você saberá se a campanha está funcionando ou não.
Por outro lado, o volume de acesso não significa vender mais e pode ter uma grande impacto financeiro se campanhas patrocinadas estiverem no ar. Assim, a métrica sessões deve trabalhar com outras métricas para isso ser transformado em informação.
Sessões orgânicas
Sessões e sessões orgânicas são métricas muito diferentes.
Sessões captam todos os acessos, sem nenhum filtro. Já as sessões orgânicas são derivados de buscas sem patrocínio no Google. Ou seja, nenhum desses acessos são diretamente pagos para um canal de vendas.
Assim como todos, deve ser combinado com outros dados para trazer informações. Entretanto, esse é um número que exibe os resultados das técnicas aplicadas de SEO. Se com o tempo o número estiver crescendo, sua estratégia é efetiva.
Transações
Quantas compras foram feitas no período selecionado? Essa é quantidade de transações.
Aparentemente, quanto maior esse número for, melhor. Correto? Nem sempre! Tudo será relativo com a quantidade de sessões e o valor de cada uma dessas compras. Pedidos com valor baixo não são vantajosos.
Ter mais pedidos na loja virtual, não significa, necessariamente, vender mais.
Taxa de conversão
Pela primeira vez neste conteúdo, vamos analisar uma porcentagem!
Números absolutos são importantes, porém, construir uma porcentagem pode apontar informações que não são vistas de primeira.
Vamos a um exemplo? Imagine que uma loja realizou 100 vendas em um mês. Pode parecer um bom número, considerando o tamanho da loja. Por outro lado, se o volume de sessões estiver em 10.000, a taxa de conversão em 1% está muito baixa.
Neste caso, vale considerar: muitas pessoas desqualificadas estão entrando na loja ou a loja não está conseguindo converter o suficiente?
Ticket Médio
Além da taxa de conversão, outra métrica que auxilia nas informações é o ticket médio.
Sobretudo, o ticket médio consiste em somar o valor de todas as vendas (receita) e dividir pelo total de pedidos. Como citamos no tópico transações, a quantidade de pedidos não significa que a loja esteja vendendo bem.
Afinal, 100 vendas de R$50 é mais significativo do que 50 vendas de R$150? Pondere essas informações.
Receita
Embora as informações sejam construídas através de muitas métricas, a receita é o dado mais tangível.
No final, o mais importante é sua receita corresponda ao total de investimento. Muito cuidado ao faturar muito, mas ter uma porcentagem de investimento que não compensa para a loja virtual.
Além disso, receita difere de faturamento. Receita é tudo o que a loja captou, já o faturamento é o que realmente foi pago. A receita pode incluir pedidos não pagos por cancelamento, compras negadas pelo banco e boletos não pago.
Atente-se a isso!
Perceba que as informações são construídas através de muitas métricas. Para maior exatidão, compare os dados do Google Analytics com os dados disponíveis em sua loja virtual.
O melhor é avaliar as métricas de forma exclusiva para o seu negócio. Fórmulas prontas podem ser parciais.